Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
11/02/2021 às 18h42min - Atualizada em 11/02/2021 às 18h42min

Grupo de pesquisa da UFMT cria larvicida com bactérias do Pantanal que matam larvas do Aedes aegypti

Diferente de outros microrganismos disponíveis no mercado para controlar as larvas, as bactérias não afetam outros insetos e organismos que vivem no solo ou na água.

G1 MT
Araguaia Notícia
Um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) criou um larvicida que mata larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika, Chikungunya e febre amarela.

A pesquisa foi divulgada nessa quarta-feira (10) pela instituição.

Segundo a UFMT, as bactérias, algumas encontradas no Pantanal Mato-grossense, produzem compostos tóxicos capazes de eliminar as larvas do Aedes.


Aedes Aegypti, mosquito que transmite a dengue — Foto: Reprodução/EPTV

Aedes Aegypti, mosquito que transmite a dengue — Foto: Reprodução/EPTV



Diferentemente de outros microrganismos disponíveis no mercado para controlar as larvas, as bactérias Bacillus spp estudadas no trabalho, conhecidas como Bacillus paranthracis, Bacillus safensis e Bacillus velezensis, não afetam outros insetos e organismos que vivem no solo ou na água.

A ação larvicida se deve a compostos produzidos pelas bactérias, o que facilita o processo de produção, armazenamento e transporte.

De acordo com o professor e líder do grupo de pesquisa, Marcos Antônio Soares, o trabalho demonstra a importância do Pantanal como repositório de uma biodiversidade de microrganismos com importância industrial e média.

Larvas de Aedes aegypti mortas pelas bactérias do pantanal, alvo de estudo da UFMT — Foto: UFMT/Assessoria

Larvas de Aedes aegypti mortas pelas bactérias do pantanal, alvo de estudo da UFMT — Foto: UFMT/Assessoria



Para o docente, ‘os resultados confirmam a necessidade de preservar esse bioma e o incentivo de pesquisas na busca de microrganismos pantaneiros’.

A execução do projeto conta com a colaboração de outros pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Embrapa Amazônia Ocidental e o artigo faz parte do doutorado da servidora da UFMT, Silvia Falqueto.

Queimadas no Pantanal

Em 2020, o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) registrou 4,350 milhões de hectares incendiados no Pantanal em 2020, ou seja, 30% do bioma.

A Comissão Externa de Proteção dos Biomas da Câmara dos Deputados concluiu um relatório sobre as causas e soluções de prevenção aos incêndios que devastaram o Pantanal no ano passado.

O relatório aponta a participação humana na maioria dos incêndios registrados na região do Pantanal neste ano. Além disso, diz que a falta de atuação do governo federal e o clima atípico também contribuíram para a devastação de 33 mil km² de área.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90