Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/02/2021 às 22h52min - Atualizada em 10/02/2021 às 22h52min

Produtores contrários desocupação da Vitoria do Araguaia bloqueiam Br 158

A área total da propriedade, de 50 mil hectares, está avaliada em mais de R$ 150 milhões

Evandro Carlos / Rádio Eldorado
ARAGUAIA NOTÍCIA


Dezenas de pessoas bloquearam na manhã desta terça feira, dia 09 de fevereiro de 2021, um trecho da BR-158, na saída de Porto Alegre do Norte para Confresa, na região Norte Araguaia de Mato Grosso.

De acordo com informações obtidas por nossa reportagem, o trecho se encontra bloqueado por moradores e produtores rurais, que se manifestam contra uma reintegração de posse e despejo de centenas de famílias, em uma área rural conhecida como Vitoria do Araguaia.

A área total da propriedade, de 50 mil hectares, está avaliada em mais de R$ 150 milhões. No ano passado, a Justiça de Mato Grosso determinou o imediato cumprimento da ordem de desocupação de toda a fazenda, , em uma batalha judicial que dura cerca de 30 anos.

Atualmente, o processo - que começou na Comarca de São Felix do Araguaia - tramita na Vara Especializada de Direito Agrário de Cuiabá, que foi criada pelo Tribunal de Justiça com o objetivo de unificar os procedimentos, dar maior celeridade nos processos e aumentar a especialização sobre a matéria de conflitos fundiários.

As questões agrarias sobre reitegração de terras na região tem crescido muito, próximo dali, na região da Portal da Amazônia, localizada na divisa dos munícipios de Confresa, Santa Terezinha e Vila Rica, outras dezenas de produtores rurais vivem a mesma situação.

De acordo com as informaçôes obtidas por nossa reportagem, os manifestantes vão liberar o transito para situações emergenciais como ambulâncias e cargas pereciveis, as demais serão liberadas por um espaço de tempo maior, a previsão incial é que o bloqueio prossiga nas próximas 48 horas, o objetivo do bloqueio é chamar a atenção de representantes políticos e da impresa para o caso.

Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »