03/02/2021 às 07h23min - Atualizada em 03/02/2021 às 07h23min

Prefeitos do Araguaia discutem zoneamento ambiental nesta quarta-feira em Barra do Garças

São esperados 20 prefeitos neste encontro e articulação do evento é do prefeito de Araguaiana, Getúlio Dutra. A intenção é discutir zoneamento ambiental proposto pelo governo estadual, que tem preocupado gestores e produtores da região



Acontece nesta quarta-feira (3/2), em Barra do Garças, um encontro proposto pelo prefeito de Araguaiana, Getúlio Dutra (PSB), que visa reunir gestores dos municípios que compõem o Vale do Araguaia para discutir o Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE-MT). O mecanismo de gestão ambiental que delimita zonas, atribuições de uso e atividades de acordo com a potencialidade e restrição de cada uma tem sido criticado por líderes da região nos últimos dias. 

De acordo com Getúlio, o zoneamento proposto pelo Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), irá impactar em áreas produtivas de diversos municípios da região Araguaia, afetando a economia de cada um.

Cerca de 20 prefeitos foram convidados buscando apoio para a retirada do zoneamento de pauta por parte do governo do Estado. Entre os gestores que já confirmaram presença no encontro estão Janailza Taveira (São Félix do Araguaia), Daniel do Lago (Porto Alegre do Norte), Luzia Brandão (Ribeirão Cascalheira), Fábio Faria (Canarana) e Márcio ‘Baco’ Aguiar (Cocalinho) já confirmaram presença.

A reunião acontecerá nas instalações do Hotel Serra Azul, em Barra do Garças, as 14 horas. De acordo com a organização, todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus serão seguidos.

Reunião em Cocalinho

Na última quinta-feira (28), um encontro com a participação de lideranças políticas e do agronegócio da região Araguaia também debateu o Zoneamento Socioeconômico e Ambiental proposto por meio de consulta estadual.

O deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), chegou a declarar que o momento era de união entre as lideranças do Vale do Araguaia para enfrentar a proposta que pode trazer prejuízos na região.

Já para os produtores que compareceram, a atual proposta do governo poderia afetar a liberação de licenças ambientais para a atividade agropecuária.

A consulta pública estadual sobre a proposta de Zoneamento de Mato Grosso, está disponível no site da Seplag até o dia 16 de fevereiro visando potencializar o diálogo com a sociedade e promover o crescimento do estado.

Com informações da Famato. AGR Notícias e Semana 7

Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.4%
5.3%
18.0%
75.3%