Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/01/2021 às 13h59min - Atualizada em 16/01/2021 às 13h59min

Mauro Mendes prepara plano de vacinar 841 mil pessoas em MT contra a covid em 2021

Na 1ª fase do Plano de Governo, está prevista a imunização de 192.983 pessoas, começando pelos trabalhadores da Saúde

Bianca Fujimori, Mídia News
ARAGUAIA NOTÍCIA


Uma versão preliminar do Plano Estadual Vacinação do Governo de Mato Grosso, que vazou na sexta-feira (15), prevê a imunização de 841 mil pessoas contra a Covid-19 no Estado durante o ano de 2021. 

O documento, levando em consideração as recomendações do Ministério da Saúde, define os grupos prioritários que devem receber o imunizante e em quais fases eles se encaixam. 

Segundo o documento, a imunização deverá ocorrer em quatro fases distintas, sem especificar datas, uma vez que ainda não há prazo para a chegada de vacinas em Mato Grosso. 

Na primeira fase, está prevista a imunização de 192.983 pessoas, começando pelos trabalhadores da saúde, com um contingente de 77.636 profissionais. 

Em seguida aparecem os idosos com mais de 80 anos, que também serão vacinados nesta fase. Nesta fatia também estão os idosos entre 75 e 79 anos, seguidos das pessoas de 60 ou mais institucionalizadas (que estão em abrigos ou asilos). 

Os indígenas devem ser vacinados também na primeira fase. 

Já a segunda fase da vacinação compreende idosos com idades entre 60 e 74 anos, totalizando 304.827 pessoas. 

A terceira fase é destinada somente a pacientes que possuem comorbidades como diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cérebro-vasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grau III. 

A última fase inclui professores do nível básico e superior, enquanto o último é de trabalhadores das forças de segurança e salvamento e os funcionários do sistema profissional. 

Ao todo, serão aplicadas 1.682.728 doses - duas por pessoa - em todas quatro fases de vacinação de 2021, segundo o plano. 

De avião 

O plano estabelece também estratégias para o transporte das doses. Uma das medidas propostas e fazer o transporte aéreo para as regiões de São Félix, Porto Alegre do Norte, Floresta, Peixoto do Azevedo, Juara e Juína.



 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »