Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/12/2020 às 12h50min - Atualizada em 25/12/2020 às 12h50min

Estudantes indígenas conquistam prêmio em feira internacional de Ciência e Tecnologia

"Jaaziel Francelino é um dos estudantes do IFMS premiados na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) 2020.

Araguaia Notícia


Jaaziel Francelino e Otávio Ramires, do Campus Aquidauana, conquistaram o terceiro lugar na categoria Educação e Humanidades, com o projeto 'Lendas e Contos Indígenas: Desenvolvimento de Livro Digital para valorização da língua e cultura terena', no qual os estudantes pretendem criar um e-book bilingue para preservar a língua do povo Terena, falada nas aldeias na região de Taunay, no Mato Grosso do Sul. O projeto foi apresentado para avaliadores e acadêmicos de 20 países.
 
Segundo dados da UNESCO, há cerca de 7.000 mil línguas faladas no mundo. Há uma previsão que apenas 10% desses idiomas consigam sobreviver nas próximas décadas, e as línguas indígenas, pela vulnerabilidade de suas diversas populações, estão entre as que provavelmente irão desaparecer.
 
Para Jaaziel, 'é de suma importância essa conquista, saber que há apoio da sociedade brasileira e estrangeiros que se importa com a população indígena e de mostrar que estamos lutando para que a nossa cultura venha ser valorizada e respeitada por todos e de poder também incentivar outros jovens indígenas, mostrar que somos capazes de alcançar o nosso objetivo e ao mesmo tempo levar a nossa cultura para os outros países sem deixarmos de ser o que somos e de sentir orgulho de ser do povo Terena.'
 
O jovem conta também que por muitos séculos os saberes tradicionais indígenas do povo Terena ficaram apenas na oralidade, mas é chegada a hora de registra-las seja através de projetos de pesquisas ou trabalhos acadêmicos. 'Eu estou muito grato por ser um pesquisador Júnior Indígena e por levar um projeto indígena para fora do Brasil, em uma feira internacional, orgulho de manter a minha cultura e minha língua materna viva, uma conquista imensa por esse projeto ter chegado longe, eu nunca imaginei, uma experiência inexplicável', comemora o estudante.

Fonte: William Matos / MidiaNinja
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90