O Prêmio é uma parceria do Instituto Doar, da agência de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos e da Ambev, com apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Este ano, 670 organizações se inscreveram no Prêmio, que é o maior do Terceiro Setor no Brasil.
O Instituto Ramacrisna integra a lista de 100 Melhores ONGs desde a primeira edição da premiação em 2017, dessa forma, em 2020 recebe a quarta premiação consecutiva, sendo reconhecida por suas boas práticas de gestão em quesitos como governança, transparência, comunicação e financeiro.
“Estar pela quarta vez consecutiva entre as 100 melhores ONGs do país, num universo de cerca de 300.000 organizações, é motivo de orgulho e reconhecimento por um trabalho de 6 décadas, realizado por uma equipe competente e comprometida e que tem obtido resultados de grande impacto social. Nesses 61 anos o Instituto Ramacrisna beneficiou 1.866.760 pessoas que enfrentavam insegurança e incerteza pessoal e social, transformando suas vidas, tornando-as cidadãos protagonistas de sua própria história” diz Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna.
Em Minas Gerais foram 10 Organizações Sociais contempladas, sendo 6 da região metropolitana e 4 do interior. O Ramacrisna é a única premiada na cidade de Betim.
Todos são convidados a participar d cerimônia de premiação será no dia 10 de dezembro, às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal Futura no YouTube e pelo site melhores.org.br. Além das 100 melhores, o público conhecerá também os destaques nas categorias especiais, além da melhor ONG entre todas. Pela primeira vez, as organizações de menor porte também terão, oficialmente, um destaque especial.
O Prêmio
Em sua 4ª edição, a premiação reconhece as 100 melhores organizações do Terceiro Setor brasileiro. Desde seu lançamento, a premiação alcançou grande visibilidade e continua crescendo, na medida em que se consolida como a principal referência em organizações filantrópicas no país. A equipe julgadora é formada por professores, doutorandos, mestrandos da FGV, jornalistas e lideranças sociais.
Sobre o Instituto Ramacrisna Criado pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, o Instituto Ramacrisna desenvolve a 61 anos projetos culturais, educacionais, aprendizagem, profissionalizantes, entre outros. O nome da instituição é em homenagem ao filósofo indiano Sri Ramakrishna, ecumenista que viveu no século 19 e pregava o trabalho social como forma de transformação do ser humano. O Ramacrisna coleciona, desde sua fundação, diversas premiações renomadas, entre elas o mais recente: o selo DOAR Certificado A+, padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor pelo Instituto Doar. Foi selecionada a melhor ONG em Assistência Social no Brasil pelo Instituto Doar e Rede Filantropia em 2018 e tem se mantido entre as 100 Melhores ONGs para se doar pelos últimos 4 anos consecutivos. Ficou em 1º lugar na regional Minas Gerais e finalista Nacional em 2017 e 2018 pelo Prêmio Itaú-Unicef, um prêmio que é considerado o maior do Brasil no campo da educação com a chancela da UNICEF - Fundo das Nações Unidas Para a Infância. Atualmente, a instituição atende, além da comunidade em situação de vulnerabilidade social de Betim, outras treze cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Em 2019, o Instituto atendeu mais de 11.550 pessoas na sede do Ramacrisna, 39.064 atendimentos realizados pelo Ramacrisna em parceria com o Poder Público. Somando 50.614 o total de atendimentos.