Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/12/2020 às 08h09min - Atualizada em 08/12/2020 às 08h09min

Raios matam 18 cabeças de gado em duas fazendas: ‘Nunca vi tanto raio’

Paulo Santos / Canal Rural
ARAGUAIA NOTÍCIA


No fim de semana, 18 cabeças de gado morreram em duas propriedades no município de Dois Irmãos, localizado na região central de Tocantins. A chuva registrada no último sábado veio acompanhada de uma quantidade elevada de raios, que causou prejuízos para dois pecuaristas da região.

O produtor Gilberto Nogueira cria gado nelore há 18 anos na região. Com a incidência de raios, ele perdeu nove cabeças do seu plantel. “O tempo já estava muito quente e abafado. Vi a chuva se aproximando e já pensei: ‘Isso vai ser perigoso’. Foi muito raio e trovão, eu nunca tinha visto tanto assim”, diz Nogueira, que calcula em R$ 40 mil o prejuízo com a morte dos animais.

Em um vídeo gravado após o acidente, Nogueira lamenta a morte dos animais. “A natureza é soberana. A gente lamenta, mas não tem o que fazer, a realidade é essa. Vou seguir com a criação de gado, pois é o que eu gosto e sei fazer”, declara. Confira abaixo o vídeo com o desabafo do produtor.

No mesmo fim de semana, a fazenda do produtor José Roque Neto também foi atingida por raios, que vitimaram, por coincidência, nove animais em sua propriedade, gerando uma perda de aproximadamente R$ 22 mil. “Todo ano nós temos essa quantidade muito grande de raios. Ano passado foi meu vizinho que perdeu o gado, hoje fui eu. Deus é quem manda. Hoje eu perdi, mas amanhã posso ganhar o dobro”, diz.

Segundo a editora do Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, o clima no Tocantins está sob a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos níveis (VCAN), que provoca temporais em algumas regiões e deixa o tempo mais seco no interior. A previsão do tempo indica mais chuvas para o estado até o fim da semana, que serão provocadas por um corredor de umidade.

Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »