05/12/2020 às 09h58min - Atualizada em 05/12/2020 às 09h58min

Coordenador da Defesa Civil de Barra do Garças recebe Comenda na Capital do Estado

A comenda foi entregue pelo governador Mauro Mendes em reconhecimento aos serviços prestados pelo trabalho em prol da população

Secom - BG
Araguaia Notícia
Em solenidade realizada em Cuiabá, na última quinta-feira (3), o coordenador Municipal da Defesa Civil de Barra do Garças, Paulo Henrique Borges, recebeu a Medalha Mérito "Engenheiro Domingos Iglesias Valério", concedida pela Defesa Civil do Estado de Mato Grosso. 

Com a presença do governador Mauro Mendes, o evento reuniu diversas autoridades e homenageou àqueles que ao longo do ano trabalharam no envolvimento da sociedade para fortalecer a Defesa Civil no estado. 

Há três anos à frente das ações da Defesa Civil Municipal, o coordenador Paulo Henrique, idealizou inúmeras ações que fizeram de Barra do Garças uma referência no estado. 

Sendo a primeira e única cidade de Mato Grosso a instituir o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, Barra do Garças se tornou referência ao reunir instituições públicas e privadas para a elaboração do Plano de Contingência com planejamento preventivo e alternativo de atuação. 

Por meio de inúmeros esforços, o órgão foi em pouco tempo sendo estruturado para oferecer os serviços à população. Essa estruturação passou pelas parcerias com a Secretaria Municipal de Educação, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Indea e Poder Judiciário (1ª Vara Criminal) que viabilizaram a cessão dos veículos, essenciais para a atuação da Defesa. 

Com uma equipe comprometida com suas atribuições, a Defesa Civil Municipal firmou parcerias com todas as instituições de segurança do município (Polícia Militar, Polícia Civil, PF, PRF, Corpo de Bombeiros, Exército, Aeronáutica) e juntamente com as secretarias de Educação e Saúde, promoveram um intenso ciclo de palestras nas escolas, orientando e conscientizando crianças e adolescentes sobre cuidados e prevenção à doenças como: H1N1, dengue, Zica e  Chikungunya, além de intensificarem as orientações sobre a prevenção de queimadas. 

Outra ação importante do município foi a parceria com o Serviço de Geologia do Brasil, que permitiu um mapeamento completo das áreas de risco na cidade, onde a partir desse trabalho tornou-se possível a notificação de moradores dessas áreas. Diante dessas notificações e da necessidade de muitas famílias deixarem suas casas, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil atuou junto à Assistência Social, garantindo o Aluguel Social à esses moradores, benefício importante na preservação da dignidade dessas pessoas. 

Foram inúmeras atividades desenvolvidas graças a qualificação da equipe que sempre participou de palestras e cursos de aperfeiçoamento oferecido pela Defesa Civil Estadual, sendo um deles de relevante importância, que foi o curso de voluntários no combate à queimadas, que recrutou e envolveu representantes de diversos setores da sociedade organizada. 

Além de todo esse trabalho desenvolvido, o ano de 2020 trouxe novos desafios à equipe que se reorganizou, aumentou efetivo, firmou novas parcerias e fez parte da força tarefa do município no para enfrentamento da pandemia da Covid-19.

“Gostaria de agradecer o prefeito Roberto Farias, Câmara de Vereadores, a equipe da Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros (auxílio nas descontaminações), aos secretários Lúcio Violin Junqueira (Meio Ambiente), Agvailton Alves Júnior (Planejamento e Obras), Carlos Gontijo (Transportes e Serviços Públicos) e parceiros que contribuíram direto ou indiretamente para o sucesso desse trabalho. Sem essas parceria não chegaríamos a lugar algum”, disse Paulo Henrique.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.6%
5.5%
17.7%
75.2%