Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
04/12/2020 às 17h58min - Atualizada em 04/12/2020 às 17h58min

Seduc divulga lista de escolas que serão fechadas em MT; Barra do Garças terá redimensionamento de escolas

O reordenamento das estruturas físicas de educação inclui a cessão de uso das atuais escolas aos municípios, transferência de alunos para outras unidades e entrega dos prédios alugados pela Seduc.

G1 MT
EE Ernandy Baracat, em Várzea Grande, em péssimas condições estruturais — Foto: Assessoria

Quinze escolas da rede estadual de ensino serão fechadas em Mato Grosso. Entre os aspectos para o fechamento estão salas ociosas, locais precários, prédios sucateados e alugados. A mudança também visa melhores indicadores do desempenho da aprendizagem, com realocação dos estudantes para unidades com índices mais elevados. 

 

O reordenamento das estruturas físicas de educação inclui a cessão de uso das atuais escolas aos municípios, transferência de alunos para outras unidades e entrega dos prédios alugados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nos casos da cessão aos municípios, o governo dará todo suporte, inclusive financeiro. 

 

“Volto a reforçar que o boato de fechar escolas é fake news. Não pactuamos com essas mentiras e já tomamos providências. A mudança nas unidades, acompanhada de conteúdo pedagógico inovador, é para melhorar as condições de aprendizagem dos nossos estudantes”, explica o secretário Alan Porto. 

 

Ele prevê ainda como foco principal na educação pública de Mato Grosso a melhoria da área pedagógica, como finalidade de fortalecer o ensino. Na prática significa realizar uma gestão educacional com as melhores medidas reconhecidas no Brasil e em outros países, adaptadas para a realidade local. 

 

Para isso serão investidos mais de R$ 450 milhões na área pedagógica, além de R$ 442 milhões em obras para dotar as escolas com inovação tecnológica e conforto, propiciar formação sólida aos jovens para o mercado de trabalho e criar indicadores de avaliação permanentes, além de formação continuada dos educadores. Ao final de todo o processo, a meta é melhorar resultados na aprendizagem e no desempenho da educação no estado. 

 

Veja como ficará o redimensionamento das escolas estaduais em Barra do Garças  

 

Na Escola Estadual Maria Nazareth Noleto há 101 alunos dos anos iniciais e 15 dos anos finais do ensino fundamental, total de 116 alunos. Eles serão transferidos para as Escolas Estaduais Jardim Araguaia, Diva Pimentel e São João Batista. O prédio da EE Maria Nazareth Noleto é locado e será devolvido ao proprietário. 

 

A Escola Estadual Nossa Senhora da Guia tem 23 alunos, e se dividem entre 12 do 2º Ano e 11 no 3º ano do ensino médio. A turma do 3º ano em 2021 se transformará em sala anexa das Escolas Estaduais Silvestre Gomes Jardim, André Antonio Maggi, Adolfo Augusto de Moraes e Pindorama. 

 

Além de Barra do Garças, as cidades que terão escolas estaduais fechadas são Acorizal, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Dom Aquino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Xavantina, Rio Branco, Tabaporã e Várzea Grande. 

 

 

 

 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90