Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/10/2020 às 06h54min - Atualizada em 26/10/2020 às 06h54min

'O social é minha missão e meu compromisso com Mato Grosso', afirma primeira-dama de MT

Virginia Mendes destaca programas sociais desenvolvidos na gestão Mauro Mendes, como a campanha Vem Ser Mais Solidário, o programa Aconchego, o SER Família e o Infância Feliz, que estão beneficiando milhares de famílias em todas as regiões do Estado

Araguaia Notícia + Secom MT
ARAGUAIA NOTÍCIA
Primeira-dama Virginia Mendes atua de forma direta e intensa em prol da melhoria na qualidade de vida da população vulnerável Foto: Secom-MT


A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, apesar de não ocupar uma função pública na gestão de seu marido, o governador Mauro Mendes, articula de forma voluntária as decisões e conduções das ações e programas sociais do Governo do Estado.

Sempre em parceria com a secretária de Assistência Social, Rosamaria Carvalho, pessoa de sua confiança, a primeira-dama atua de forma direta e intensa em prol da melhoria na qualidade de vida da população vulnerável, à frente dos programas que são desenvolvidos na Setasc.

Ela conta que essa atuação se dá por sentir que tem a missão de dividir as bênçãos recebidas por ela e sua família com as pessoas que mais precisam. A missão e o compromisso vão além disso, pois Virginia busca agregar parceiros em prol das ações voluntárias.

“Todo mundo gosta de ajudar na sua essência e sinto que eu sou essa ponte, essa articuladora entre quem precisa e quem pode e quer contribuir. Incentivar e ampliar a solidariedade e o voluntariado é o que me motiva”, afirma a primeira-dama.

Confira a entrevista na íntegra

A senhora sempre abraçou a causa social. O que a motiva neste trabalho de olhar e agir pelas pessoas em situação de vulnerabilidade?

Virginia Mendes - Muito antes de eu ser primeira-dama de Mato Grosso e também de Cuiabá eu sempre gostei de fazer ações sociais e de ajudar as pessoas. Eu tenho muito a agradecer a Deus, por todas as bênçãos que Ele sempre proporcionou na minha vida e da minha família e este é um dos meus propósitos, cuidar e olhar por aqueles que mais precisam. Fazer o bem é uma coisa que me traz muita alegria e satisfação e faço isso de todo meu coração. Quando você consegue mudar a vida de uma pessoa, com pequenos gestos e atitudes, é algo extremamente recompensador e esta é a minha missão.
Primeira-dama Virginia Mendes atua de forma direta e intensa em prol da melhoria na qualidade de vida da população vulnerável - Créditos: Secom-MT
 
Apesar de preferir não ocupar um cargo público, a senhora é uma das principais articuladoras das ações da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc). Como funciona essa parceria?

Virginia Mendes - Sempre estive ao lado do Mauro em todos os desafios assumidos e designados. Quando ele venceu as eleições para o Governo de Mato Grosso e precisou se afastar das funções administrativas e empresariais eu assumi, ao lado de meu filho Luis Antônio, a questão dos nossos negócios e isso toma boa parte do tempo. Além disto, Maria Luiza, a caçula, ainda é muito pequena e como mãe preciso priorizar as necessidades dela também. Nossos três filhos Ana Carolline, Luis Antônio e a Maria Luiza são e sempre serão minhas prioridades.

Contudo, fiz questão de indicar uma pessoa da minha confiança, que é a Rosamaria Carvalho, atual titular da Pasta da Setasc. Tivemos a experiência de conduzir juntas o Siminina, quando estávamos à frente da Prefeitura de Cuiabá e deixamos o programa com mais de 1.500 meninas matriculadas e com inúmeros investimentos realizados. Fizemos muito mais do que um lugar de cuidar de crianças, realizamos uma verdadeira transformação social na vida das meninas.

E independente de não ter assumido o cargo estou junto dela nas tratativas das ações, nas tomadas de decisões e na condução dos projetos e programas sociais. Mesmo sem assumir o cargo tenho atuado de forma direta e intensa em prol da melhoria na qualidade de vida da população, à frente dos programas que são desenvolvidos na Setasc. Como primeira-dama eu tenho um trânsito junto à todas as demais Pastas do Governo e pela minha experiência como empresária consigo agregar muito, trazendo parceiros e engajando a sociedade como voluntários nas nossas ações sociais.

Em todas as ações promovidas pela senhora, como o Bazar Vem Ser Mais Solidário e a própria campanha Vem Ser Mais Solidário, centenas de pessoas e empresas se mobilizam pela causa, seja com doações, com parcerias, ou mesmo com trabalho. Qual a inspiração e o trabalho da senhora para motivar tantos voluntários?

Virginia Mendes - Sempre digo que ninguém faz nada sozinho. Acredito que a maior inspiração que eu tenho é a de saber que unidos somos mais fortes e podemos ir mais longe. E outro ponto que acho que motiva as pessoas a apoiarem as nossas ações é a credibilidade e o reconhecimento que sempre faço questão de dar a quem nos ajuda. O povo mato-grossense e brasileiro é muito generoso. Somos reconhecidos assim mundo a fora, como um povo que gosta do coletivo, que não é individualista. Todo mundo gosta de ajudar na sua essência e sinto que eu sou essa ponte, essa articuladora entre quem precisa e quem pode e quer contribuir. Incentivar e ampliar a solidariedade e o voluntariado é o que me motiva. Sou muito grata a todos que sempre nos apoiam, que nos ajudam nas nossas ações. Sem a participação de cada um de vocês nós não conseguiríamos alcançar tantos resultados e ajudar milhares de famílias carentes. Minha gratidão eterna!
Primeira-dama Virginia Mendes atua de forma direta e intensa em prol da melhoria na qualidade de vida da população vulnerável - Créditos: Secom-MT
 
A senhora coordena voluntariamente a Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), que também promove ações de prol das pessoas mais necessitadas. Quais ações a senhora cita como mais importantes que foram desenvolvidas pela unidade nestes quase 2 anos de gestão?

Virginia Mendes - Primeiramente quero agradecer toda a minha equipe da UNAF por todo o empenho e dedicação com que realizam as nossas ações sociais. O ano de 2019 foi um ano em que o objetivo principal era o de consertar o nosso Estado. Nós já sabíamos da situação caótica em que se encontravam as contas públicas. Tínhamos fornecedores com pagamentos em atraso, o Estado devia prefeituras, devia 13° salário do funcionalismo. Por isso, tivemos que adotar medidas de austeridade e de reequilíbrio financeiro com foco na redução de despesas e na organização da casa. E este primeiro ano de mandato foi bem desafiador, mas mesmo assim tivemos muitos avanços. E destaco:

Reabertura da Santa Casa e reforma da ala pediátrica do Hospital - Essa foi uma demanda em que me envolvi diretamente. Pedi ao governador Mauro Mendes que fizesse isso, pois hoje está mais do que comprovado o quanto a Santa Casa é importante e tem ajudado muito no atendimento na área de saúde.

Conseguimos por meio de uma ação social no dia do meu aniversário centenas de brinquedos e eletrodomésticos em prol da reforma e melhoria da ala pediátrica da Santa Casa. Isso tudo por meio da mobilização de empresários, amigos pessoais, autoridades políticas em prol da causa.  Foram contabilizados cerca de 400 brinquedos, 28 televisões de 43 polegadas, 22 frigobares, um aparelho de ar-condicionado de 60 mil BTUs, sete mesas digitais com jogos recreativos e educacionais, entre outros itens. Tudo viabilizado por meio desta ação solidária.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90