Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/10/2020 às 17h25min - Atualizada em 23/10/2020 às 17h25min

Águas de Barra do Garças emite nota orientativa sobre os cuidados com a rede coletora de esgoto no período chuvoso

Assessoria
Assessoria de Comunicação da Águas de Barra do Garças
A empresa de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto de Barra do Garças-MT, enviou uma nota para o Jornal Araguaia Notícia nesta tarde de sexta-feira (23/10).

Nela eles relatam que lançamento indevido de água da chuva e materiais sólidos na rede de esgoto podem causar sérios problemas, como o entupimento e danos na rede coletora. Com a chegada do período chuvoso, aumentam as possibilidades de ocorrências de obstruções e extravasamentos do esgoto em vias públicas, além do risco de retorno para dentro dos imóveis.

Por esse motivo, a empresa Águas de Barra do Garças reforça que é importante utilizar o serviço de forma correta para que o sistema de esgotamento sanitário funcione com eficiência no município.

A supervisora da empresa, Arianne Ayres, explica que a rede coletora de esgoto e de águas provenientes de chuvas têm dimensões e destinos diferentes. O material coletado na rede de esgoto é encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a água coletada nas galerias pluviais é destinada aos córregos da cidade.

Caso a rede de águas pluviais seja ligada à de esgoto, pode haver sobrecarga no volume do material coletado e provocar a obstrução da tubulação.

“O sistema de esgotamento sanitário foi projetado para receber apenas o esgoto doméstico. As redes de esgoto não suportam o volume da água gerado pelas chuvas e podem causar diversos transtornos, como transbordamento de poços de visita e de estações elevatórias de esgoto, inclusive o retorno de dejetos para os imóveis, além de aumentar os riscos para a saúde pública”, alerta a supervisora.

Para identificar a prática de ligações irregulares de esgoto e de águas das chuvas na rede, que são prejudiciais para o meio ambiente e a saúde da população, a concessionária realiza periodicamente os trabalhos de vistoria no município com a tecnologia de fumacê. Uma fumaça é colocada em um poço de visita (PV) – local de acesso às tubulações da rede de esgoto – e, percorre o caminho inverso ao do esgoto, mostrando os pontos onde acontecem lançamentos indevidos.

 As residências que lançam a água das calhas na rede de esgoto são notificadas e orientadas para utilizar a drenagem.

Outro cuidado importante para manter o bom funcionamento de todo o sistema de coleta e tratamento de esgoto é não jogar lixo na rede coletora. No dia a dia, é comum as equipes responsáveis pela manutenção retirarem das tubulações resíduos como materiais plásticos, madeira, entulhos de construção, óleos de fritura e restos de comida.

 Um item indispensável nos imóveis é a caixa de gordura, que retém os resíduos descartados de pias e ralos, evitando que escoem livremente pela rede de esgoto.

Para a supervisora, abordar este assunto é importante para proteger a saúde, o meio ambiente e o bem-estar da comunidade. “O uso correto do sistema de esgoto deve ser uma preocupação de todos os usuários.

A empresa conta com o apoio dos moradores para que não lancem estes materiais na rede de esgoto e ajudem a identificar as irregularidades informando a concessionária”, pontua.

Barra do Garças está entre os municípios de Mato Grosso com maior índice de cobertura do serviço de coleta e tratamento de esgoto. Com 80% de esgoto coletado e tratado, a cidade é referência em qualidade de vida e valorização da saúde pública.

Os benefícios garantem ainda a preservação dos corpos hídricos e do meio ambiente, além do desenvolvimento de setores importantes da economia, como turismo e valorização imobiliária.

CANAIS DE ATENDIMENTO

Em caso de dúvidas ou solicitação de serviços, a população pode entrar em contato com a Águas de Barra do Garças por meio dos seguintes canais: atendimento 24h no 0800 647 6060 (ligações de telefone fixo e celular) ou via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963. A empresa disponibiliza também o aplicativo Águas APP, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS, além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site da concessionária www.aguasdebarradogarcas.com.br.

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Barra do Garças no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdebarradogarcasmt/
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »