Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
13/12/2013 às 17h47min - Atualizada em 13/12/2013 às 17h47min

Médico explica que exercitar o cérebro evita Alzheimer

Secom BG
Secom BG

Na manhã desta sexta feira (13), no auditório Fernando Peres de Farias aconteceu uma palestra com o Dr. Leandro Minozzo, Nutrologista e graduado em geriatria pelo Instituto de Geriatria da PUCRS. A Nutrologia é uma especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. Os médicos nutrólogos não devem ser confundidos com nutricionistas.
         O Nutrólogo é formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de nutrologia. Com especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada, entre essas doenças está o Mal de Alzheimer que apesar da maioria das pessoas acharem que o fator principal para o desenvolvimento da doença é a genética, o Dr. Minozzo lembra que apenas 10% dos casos são relacionados com a genética e que o fator principal, na maioria dos casos, é o estilo de vida inadequado que as pessoas levam.
         Na palestra o Dr. Minozzi falou aos ouvintes, na maioria idosos, sobre os fatores de risco que podem levar a pessoa a desenvolver a doença e falou também sobre as maneiras de se prevenir contra esse mal.
         Entre os fatores de risco estão os que não podem ser mudados, como a idade, a genética (casos de Alzheimer na família) e o sexo feminino (o mal é mais comum em mulheres), mas há fatores de risco como a hipertensão, consumo excessivo de açúcar, alcoolismo, tabagismo, sedentarismo, insônia, solidão e vários outros que podem e devem ser controlados. Existem, porém diversas maneiras de ser prevenir o mal de Alzheimer, entre elas uma boa alimentação, rica em verduras, legumes, frutas e Omega 3 que é encontrada na carne de peixes, exercícios físicos, lazer, exercícios mentais que estimulem a criatividade, entre outros, mas todas elas devem ser feitas em conjunto, pois se complementam e o Dr. Leandro diz que mesmo assim não é garantia de que a pessoa esteja livre da doença, “essas são formas de se prevenir ou de retardar a doença”.
         Após a palestra o Dr. Leandro respondeu algumas perguntas da platéia e falou sobre seu livro “Doença de Alzheimer: Como se prevenir” e passou sua página na internet www.leandrominozzo.com.br para quem quiser saber mais sobre o assunto.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90