Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
19/10/2020 às 11h01min - Atualizada em 19/10/2020 às 11h01min

Eleições Municipais 2020, o que mudou?

Bruna Priscila
TSE
Esse ano as eleições está um pouco diferente por conta da pandemia do Covid-19 na qual estamos vivendo. Por conta da contaminação, hospitais lotados e os números de óbitos só aumento o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), alterou o calendário original  da Justiça eleitoral, sendo que o 1º turno estava marcado para ocorrer dia 4 de outubro e  o 2º turno no dia 24 de outubro. Sendo adiado essas datas e não haverá necessidade de identificação biométrica. 

Novas datas foram estabelecidas: 
15 de novembro: 1º Turno 
29 de novembro: 2º Turno (Se houver). 

Na cidade de Barra do Garças-MT, são 4 candidatos a Prefeito e vice-prefeito, e 238 candidatos a vereadores de diversos partidos políticos. Já em Aragarças-GO cidade vizinha, possui 5 candidatos a prefeito e vice-prefeito, e 145 candidatos a vereador. 
Todo cidadão, poderá acessar o site: divulgacandcontas.tse.jus.br e selecionar a unidade de federação no mapa ou a sigla do estado a ser consultado.

Segundo o TSE, basta selecionar o nome do candidato, e a partir daí é possível  obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia  (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato,  limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que  possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado. 

Os candidatos de Barra e Aragarças, estão visitando propriedades na Zona rural  e Urbana, usando máscara e álcool em gel. Em tempos de corona vírus no qual o isolamento é o mais adequado, fazer sua campanha, sem aperto de mão e abraços parece ser muito difícil para os políticos, como é para as pessoas, recebê-los em sua residência.  

Dia 27 de setembro foi liberado para os candidatos, segundo o TSE (Tribunal  Superior Eleitoral), a propaganda eleitoral inclusive pela internet. Sendo permitido fazer campanhas na internet por meios das redes sociais, blogs e sites. É vedada a realização de propaganda via telemarketing em qualquer horário. Sendo Vedado também confeccionar e distribuir aos eleitores camisetas, chaveiros bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou outros bens e a Propaganda eleitoral em outdoors, inclusive eletrônico.  

No dia da votação

No dia da votação o eleitor deve ir de máscara e levar sua caneta para assinar o caderno de votação.  
O horário de votação foi ampliado, com horário preferencial para maiores de 60 anos  das 7h às 10h da manhã, e os demais terão até às 17 horas para votar.  
 
Para quem tem interesse de saber mais sobre como está funcionando as eleições  municipais 2020, o que pode e o que está vedado, é só acessar o site do Tribunal  Superior Eleitoral pelo seguinte link: http://www.tse.jus.br/, e ficar informado sobre as  eleições.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90