Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/10/2020 às 08h22min - Atualizada em 16/10/2020 às 08h22min

Defensora pública de Barra do Garças, recebe prêmio em homenagem ao trabalho em defesa dos direitos das mulheres em mato grosso

Defensoria Pública
Araguaia Noticia
A defensora pública Lindalva Fátima Ramos, que atua no Núcleo da Defensoria Pública em Barra do Garças, foi uma das homenageadas da 5ª edição do prêmio Ruth Marques Corrêa da Costa, promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM). O prêmio é destinado a mulheres que lutam e promovem a defesa dos direitos femininos em Mato Grosso.
 
A defensora pública, Rosana Leite Antunes de Barros, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Cuiabá e conselheira do CEDM, declarou que Lindalva Fátima Ramos é um orgulho para Defensoria Pública de Mato Grosso. “Ela não atua só na defesa da mulher em Barra do Garças como em outras frentes, então eu fiquei muito emocionada, porque é muita felicidade para nós defensoras públicas, hoje estarmos presenteando, honrando mais uma vez, a Lindalva, que merece muito pelo incansável trabalho”.
 
A conselheira do CEDM, Ana Emília Ipoema Brasil Sotero também prestou sua homenagem a defensora Lindalva. “Uma mulher que nos é referência. Ela idealizou a primeira rede de enfretamento da violência doméstica familiar em Mato Grosso. A rede de Barra do Garças esteve em Londres, como referência no enfretamento da violência. Lindalva é uma mulher de coragem, guerreira que nos serve como referência.
 
Em seu discurso, Lindalva Fátima Ramos defendeu que a luta em defesa dos direitos das mulheres, não se resume apenas em ser feminista, de aplicar a lei Maria da Penha, mas de trabalhar em várias frentes e fazer a diferença. “Eu fiquei muito surpresa com esse prêmio, surpresa pelo tanto de mulheres maravilhosas que foram indicadas, e por me escolherem. Eu falo sempre, que prêmio não é presente, prêmio é mais responsabilidade, mais trabalho, mais coisas a serem feitas, e nosso estado precisa muito. Uma coisa que fico muito feliz e de poder ter isso uma das idealizadoras da rede de frente e hoje nós estarmos há sete anos de atuação em Barra do Garças e termos sido os primeiros em muitas coisas. Só tenho de agradecer e me colocar totalmente a disposição para o que for necessário, para o que pudermos estar contribuindo, nós ficamos muito felizes em poder ajudar”. 
 
A presidente do CEDM, a procuradora do Estado, Glaucia Amaral destacou que a entrega do prêmio Ruth Marques Corrêa da Costa é uma noite de memórias, de homenagem, “uma noite para lembrar que a luta continua, mas nós temos bons companheiros e companheiras. Isso é um afago que muitas vezes não temos na própria instituição que nos representam. A melhor homenagem que um homem pode fazer, a nós mulheres é reconhecer a nossa igualdade, e nos tratar como iguais. Quando os projetos da Lindalva são colocados em prática, honram a Defensoria, é um respeito a ela como mulher e profissional”.
 
Há quase 18 anos atuando como defensora pública em Mato Grosso, Lindalva Fátima Ramos tem um extenso currículo, realizou inúmeras campanhas, projetos e eventos em nome da Defensoria Pública, entre eles: Defensoria Pública nos Bairros: Garantia de Acesso à Justiça; Projeto Ambiental: Margens do Rio Garças e Araguaia limpas; Campanhas em prol do Consumidor; Projeto contra a Discriminação Racial; Projeto Oficina da Conciliação; Projeto Paternidade Consciente; Campanha de Combate ao Trabalho Infantil e às Drogas Lícitas e Ilícitas; Campanha em prol dos Idosos. Além de eventos comemorativos do Dia das Crianças, mais de 100 mutirões de atendimentos, campanhas sobre trânsito consciente e direitos humanos, ações civis públicas protocolizadas durante a pandemia, notificações recomendatórias e 500 ofícios expedidos durante o período pandêmico.
 
Neste ano, a cerimônia foi realizada por videoconferência. A defensora pública, Rosana Leite lembrou que data escolhida, 28 de setembro, é o Dia de Luta pela Discriminação do Aborto no Brasil. Destacou que o aborto é um tema muito difícil de ser tratado, por isso, a necessidade das mulheres feministas se empenharem na luta pelos direitos humanos.
 
Todos os anos, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) premia duas personalidades do gênero feminino, uma em vida e outra in memoriam. Neste ano, foram agraciadas: a defensora pública Lindalva Fátima Ramos e a professora Doralice Rosa de Oliveira Escolástico. Na ocasião ainda foram homenageadas as defensoras públicas Rosana Monteiro e Tânia Mattos pela contribuição em defesa dos direitos das mulheres em Mato Grosso. 
 
O presidente da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP), João Paulo Carvalho Dias acompanhou a entrega do prêmio de forma virtual, e destacou a importância da atuação dessas defensoras em prol da sociedade. “Foi emocionante! A trajetória da Lindalva me enche de orgulho. Parabéns também as nossas guerreiras Rosana Monteiro, Tânia Mattos e Rosana Leite, mulheres incríveis, há tempo lutam pelos direitos das mulheres, honrando nossa Defensoria e inspirando a todos nós”.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90