Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
15/10/2020 às 14h54min - Atualizada em 15/10/2020 às 14h54min

SES promove discussão sobre impacto da pandemia na alimentação

Evento será no dia 16 de outubro e transmitido pelo canal do Tele Educa Mato Grosso (TelessaúdeMT), no YouTube

Fernanda Nazário | SES | SES - MT
Governo de Mato Grosso
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) realizará, no dia 16 de outubro, das 8h às 17h, um webinário sobre impacto da pandemia na (IN) Segurança Alimentar e Nutricional em Mato Grosso. Devido ao coronavírus, o evento será virtual e transmitido pelo Telessaúde, por meio do canal Tele Educa Mato Grosso, no YouTube.

Conforme a Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES, o evento faz alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente no dia 16 de outubro.  Em 2020,  a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que completa 75 anos, lançou o tema “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos – As nossas ações são o nosso futuro”, que permeará a discussão da SES.

A atividade será aberta aos profissionais da saúde e às pessoas que tiverem interesse pela temática. Para participar, basta acessar o canal do Tele Educa Mato Grosso no YouTube no dia e horário do webinário, por meio deste link. Ao final do evento, os participantes receberão um certificado eletrônico.

De acordo com a técnica do setor de Alimentação e Nutrição da SES, Jane Taveira, com o surgimento do coronavírus, o Brasil explicitou ainda mais a discrepância entre realidades sociais que coexistem no país, reacendendo as discussões acerca da segurança alimentar e nutricional, considerando o que vem acontecendo em outros países que enfrentam a mesma situação de pandemia.

“Com esse evento pretendemos contribuir para o debate sobre as medidas existentes adotadas pelos governos federais, estaduais e municipais e a sociedade para promover e garantir a Segurança Alimentar e Nutricional, de forma a impedir que a insegurança e a expansão da fome avancem durante e após a crise social e sanitária gerada pela pandemia”, explica Jane.

Programação

Matutino

08:00h – Boas vindas do Secretário Adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde, Juliano Silva Melo.

08:10h – Boas vindas da Coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Rosa Pires.

08:20h - História do Dia Mundial de Alimentação.
Facilitadora: Nutricionista Jane Kátia Vivas Taveira (SES).

9:00h - A Segurança Alimentar e Nutricional na formação acadêmica e a pandemia da Covid-19.
Facilitadora: Prof.ª Dra. Aída Couto Dinucci Bezerra, coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

10:00h – A Importância da PNAE na Segurança Alimentar e Nutricional no contexto da pandemia da Covid-19.
Facilitadora: Nutricionista Debora Maria Gramulha, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc)

11:00h – Diálogo com os palestrantes 

11:30h – Considerações finais

Vespertino

14:00h – Transferência de renda no contexto da pandemia do COVID 19 e garantia da Segurança Alimentar e Nutricional – Bolsa Família na Saúde.
Facilitadora: Nutricionista Maria da Penha Ferrer de Francesco Campos, Gestora Estadual do Programa Bolsa família na Saúde de Mato Grosso.

14:40h – O papel do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) na pandemia da Covid- 19.
Facilitador: Sra. Eurípia de Faria Silva, Presidente do Consea.

15:20h –  Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos e Guia Alimentar para a população Brasileira, como ferramentas para a Promoção da Alimentação adequada e saudável, na garantia da SAN.
Facilitadoras: Nutricionistas Ana Maria Thomaz Maya Martins e Mayara Ramos, técnicas da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

16:45h – Diálogo com os palestrantes.

17:00h – Considerações finais.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90