Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
13/10/2020 às 18h23min - Atualizada em 13/10/2020 às 18h23min

Projeto de lei exclui da legislação a possibilidade de concessão dos serviços postais à iniciativa privada

Proposta impede governo de privatizar Correios, entenda como funciona.

Por Agência Câmara | Janary Júnior e Ana Chalub
IG Economia
O Projeto de Lei 4817/20 exclui da legislação a possibilidade de venda dos Correios  à iniciativa privada. A proposta tramita na Câmara dos Deputados. O texto altera a Lei 9.074/98, que hoje prevê a concessão dos serviços postais. A mudança na lei é do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que alega inconstitucionalidade no dispositivo.

André Figueiredo afirma que concessão é inconstitucional. Segundo ele, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em 2009 que serviço postal é de prestação obrigatória e exclusiva do Estado, através de empresa 100% pública – a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Com a decisão, cartas pessoais e comerciais, cartões-postais e correspondências agrupadas (malotes) só podem ser transportados e entregues pela estatal, Correios. No mesmo julgamento, o STF entendeu que as transportadoras privadas podem entregar outros tipos de correspondências e encomendas.

“Antes de se tratar de um mero exercício de liberdade de conformação pelo legislador ordinário, a revogação do dispositivo é medida que se impõe por sua flagrante inconstitucionalidade”, disse Figueiredo.
 
Fonte: undefined - iG @ https://economia.ig.com.br/2020-10-12/proposta-impede-governo-de-privatizar-correios-entenda.html
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »