11/10/2020 às 07h45min - Atualizada em 11/10/2020 às 07h45min

Ameaçado de extinção, filhote de cachorro-vinagre é resgatado no Araguaia

Araguaia Notícia + G1 MT
ARAGUAIA NOTÍCIA
Filhote de cachorro-vinagre foi resgatado em Nova Xavantina


Um filhote de cachorros-do-mato-vinagre, uma espécie de canídeo considerada uma das mais raras do Brasil e que está ameaçada de extinção, foi resgatado depois de ficar perdido na BR-158, em Nova Xavantina, a 651km de Cuiabá.

De acordo com o Corpo De Bombeiros, um caminhoneiro encontrou o filhote e ligou pedindo ajuda, já que não sabia qual animal se tratava. O resgate ocorreu na terça-feira (6) e foi divulgado nessa quarta-feira (7).

Segundo os bombeiros, o filhote foi resgatado e então identificado como cachorro-do-mato-vinagre, um animal raro ameaçado de extinção.

Com o filhote em segurança, a equipe fez contato com uma clínica veterinária para avaliar as condições de saúde dele, onde ficou sob cuidados médicos.

Após avaliação do estado, constatou que ele estava saudável. Em seguida os bombeiros entregaram o filhote à Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que vai decidir se ele será solto ou ficará em observação.

O animal

A espécie é considerada o menor e mais sociável canídeo silvestre do País. Mede cerca de 30 centímetros e pesa aproximadamente 6 quilos. A pelagem é marrom-amarelada no dorso e quase preta na parte debaixo do pescoço, do ventre, nas patas e na cauda. Tem orelhas pequenas e pernas curtas.

Alimenta-se de pacas, gambás, patos, rãs e cutias. Vive em matilhas familiares compostas por até dez indivíduos. O bando se comunica por sons variados e agudos.

É pouco conhecido na América do Sul e por isso é considerado raro. Tem o hábito de cavar galerias no chão e abrigar-se em buracos de tatus ou em ocos de árvores.

Na reprodução nascem até quatro filhotes. A gestação dura entre 65 e 80 dias e os filhotes desmamam após os três meses de vida.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.7%
4.7%
20.2%
73.4%