06/10/2020 às 16h16min - Atualizada em 06/10/2020 às 16h16min

Barra do Garças está entre as cidades de Mato Grosso que estão em alerta para onda de calor e risco de hipertermia

Bruna Priscila
G1
A população Barra-garcense tem sofrido com o calor dos últimos meses. Essa onda de calor que atingiu todo o Mato Grosso faz a população ficar ansiosa por uma chuva.
 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a forte uma onda de calor que atinge Mato Grosso e outros estados da região Centro-Oeste. As temperaturas devem permanecer elevadas até sexta-feira (9).

Entre as cidades estão
 
Cuiabá, Barra do Garças, Campo Verde, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Canarana, Diamantino, Dom Aquino, Jaciara, Jangada, Lucas do Rio Verde, Nobres, Várzea Grande e outros.
 
Segundo o instituto, a temperatura deve ficar nos próximos dias 5 graus acima da média, o que representa risco de morte por hipertermia (A hipertermia é a elevação da temperatura do corpo, ocorre quando o organismo produz ou absorve mais calor do que consegue dissipar). Um alerta de umidade muito baixa, oscilando entre 12 e 20%, também foi emitido.
Em Cuiabá,, a temperatura deve ficar em 42ºC até sexta-feira. A partir de sábado (10) a previsão é de máxima de 38ºC.

 

Classificação

 
  • De 30% a 20% - estado de atenção: evitar exercícios físicos ente 11 e 15h, deixar no ambiente balde com água ou toalha molhada, evitar locais desprotegidos do sol.
  • De 20 a 12% - estado de alerta: mesmas recomendações acima, além de suprimir exercícios físicos das 10 às 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.
  • Abaixo de 12% - estado de emergência: mesmas recomendações acima, além de não praticar nenhum tipo de esporte, nem trabalho braçal e interromper atividade ao ar livre das 10 às 16h. Devem ser suspensas as aulas de educação física, coleta de lixo, entregas dos correios e é recomendado evitar aglomerações.

 

Recomendações para dias secos

 
Para evitar diversos problemas de saúde como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos, a OMS faz algumas recomendações.
  • Evite praticar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Evite aglomerações em ambientes fechados;
  • Umidifique os ambientes com vaporizadores e toalhas molhadas;
  • Use soro fisiológico para olhos e narinas;
  • Consuma bastante água.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.9%
5.1%
20.5%
72.6%