Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
03/10/2020 às 07h51min - Atualizada em 03/10/2020 às 07h51min

Governo Mauro Mendes informa os trabalhos de combate à Covid-19 aos povos indígenas de MT

Araguaia Notícia + Assessoria
ARAGUAIA NOTÍCIA


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) por meio da Secretaria Ajunta de Unidades Especializadas se posicionou por meio de ofício de n.° 1.130/2020 sobre a indicação de n.º 1.902/2020 do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL). A matéria aponta a necessidade do governo estadual disponibilizar alimentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), kits de limpeza e remédios para a Federação dos Povos Indígenas do Estado de Mato Grosso (FEPOIMT).

De acordo com Claudinei é importante ter um olhar para as comunidades indígenas para que a Covid-19 não seja disseminada dentro das aldeias. “Acredito que é de suma importância fortalecer as ações nos distritos sanitários e oferecer o apoio preciso neste período pandêmico que enfrentamos, para que a doença não se alastre nessas comunidades”, posiciona o parlamentar.

FEPOIMT

Há quatro anos foi criada a FEPOIMT, no propósito de representar todas as etnias indígenas no âmbito de Mato Grosso e defender os interesses coletivos desta população tradicional. Com essa finalidade, foi solicitado ao deputado a aquisição de alimentos, kits de higienização e limpeza (álcool em gel e líquido, sabão, detergente, sabonetes, luvas e máscaras) e medicamentos para o tratamento precoce do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria Adjunta de Unidades Especializadas foi criado um Grupo de Trabalho Central (GTC) para a realização de ações de monitoramento e articulação de estratégias, cujo o objetivo é reduzir os impactos com a transmissão da Covid-19 em territórios indígenas. Também, pontuou que a SES incluiu o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) no Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para a condução das ações referente ao novo coronavírus.

O documento emitido ao parlamentar consta que a população indígena está sendo assistida e o governo estadual realizou todo um planejamento, organização, coordenação, avaliação e controle de diversas outras atividades. Dentre as ações, envolvem o deslocamento de recursos materiais (testes rápidos, EPIs para profissionais dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS), análise e atualização de protocolos específicos, capacitação e treinamento aos profissionais envolvidos nos atendimentos às emergências de saúde, monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da doença e divulgação diária dos boletins epidemiológicos em relação a este público específico.

Atualmente, em Mato Grosso, a Funai conta com seis coordenações regionais instaladas nos municípios de Cuiabá, Colíder, Juína, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças e Canarana. Essas instituições atendem no total 12 mil famílias indígenas de 43 povos indígenas.

Sesai – Conforme o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do dia 1° de outubro, já tiveram no Brasil – 28.716 casos confirmados e 446 óbitos de indígenas.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90