Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
24/08/2011 às 20h33min - Atualizada em 24/08/2011 às 20h33min

Barra do Garças recebe Festival de Cinema Ambiental Guará

Ascom UFMT-BG

O Festival de Cinema Ambiental, o Guará, realizará a sua 2º edição na cidade de Barra do Garças, entre os dias 25 e 28 de agosto, no campus da UFMT. O Festival contará com mesas de debates, oficinas de audiovisual e mostra de 27 filmes que serão exibidos todos os dias a partir das 18h30. Entre estes filmes, está o vencedor do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o FICA, deste ano. A entrada é franca. Haverá também mostra de cinema infantil, passeios ecológicos, painéis e palestras, para discussão entre acadêmicos, pesquisadores, profissionais de audiovisual e outros interessados, além da mostra cultural com artistas locais. As inscrições das oficinas audiovisuais já se encontram disponíveis no site do evento.
Na sua edição Barra do Garças, o “Guará” homenageia o documentarista brasileiro Jorge Bodansky que possui diversos trabalhos ligados às questões sociais e ecológicas, e o religioso espanhol da Congregação dos Missionários Claretianos, Pedro Casaldáliga, defensor dos direitos humanos, em especial na região de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, onde vive há 43 anos.
O Festival Guará foi concebido em Mato Grosso – um Estado que repercute diariamente as questões ambientais – a partir da necessidade de se discutir esta problemática de forma lúdica, abordando a imagem do meio ambiente no cinema brasileiro. Para a idealizadora e produtora do festival, Caroline Araújo, “a temática ambiental insere-se como prioritária para a definição de políticas públicas voltadas ao bem estar e, sobretudo, à própria sobrevivência da espécie humana.”

O evento está sendo produzido pela Menina Produções, juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso, com apoios dos cineclubes Coxipónes e Roncador. O patrocínio é da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, do governo do Estado de Mato Grosso, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Associação dos Profissionais de Cinema de Mato Grosso.
Confira a programação no site: www.festivalguara.com.br
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90