Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/09/2020 às 22h26min - Atualizada em 30/09/2020 às 22h26min

UniCathedral encerra Setembro Amarelo após várias atividades em Barra do Garças

Araguaia Notícia


O Setembro Amarelo é o mês mundial dedicado a prevenção do suicídio. Atualmente este é um assunto que está sendo trabalhado durante todo o ano, porém durante o mês de setembro as atividades se intensificam. Assim, torna-se necessário falar do tema também dentro das empresas.

Quanto mais espaços abordarem essa temática, mais pessoas serão atingidas, e assim os tabus que ainda rondam esse assunto será desmistificados. Apesar da sociedade apresentar tantos casos, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.

Pensando nisso, o UniCathedral em parceria com a Psicóloga Lívia Carvalho.  desenvolveu o “I simpósio Viva: Você é mais forte que imagina”. Através dele foram desdobradas diversas atividades que foram realizadas durante todo o mês de setembro.

Durante todo o mês de setembro foram intensificados os atendimento de apoio psicológico para acadêmicos e colaboradores do UniCathedral. Além disso, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico, através da psicóloga Lívia, estendeu os atendimentos para docentes da rede pública.

“Falar de prevenção ao suicídio é fundamental, tendo em vista que ainda é um tabu e ainda existe muitos paradigmas envolvendo esse tema, no entanto é importante saber como tratar e qual mensagem se quer passar.  Essa foi a nossa principal preocupação quando pensamos no projeto de responsabilidade social do setembro amarelo, realizamos ações que não falassem do suicídio em si, mas da valorização á vida. Nosso intuito foi transmitir uma  mensagem positiva e oferecer apoio e acolhimento aos que precisam. Tudo foi pensado em prol da vida, já que essa é a nossa preocupação maior, valorizar a vida!”

Outra ação realizada foi o plantio de ipês amarelos que traz uma simbologia, uma mensagem lúdica e poética de florescer, e com isso traz cor, alegria e esperança para o campus, que é um ambiente de transformação e construção do futuro.

Visando promover o engajamento e interação entre os alunos, estimulando a criatividade e conscientização acerca do setembro amarelo, foi realizado o concurso “Setembro Amarelo”. Consistiu na gravação de um vídeo sobre a temática, onde os participantes realizaram a inscrição da turma e após aceite tiveram um período disponível para a
gravação e submissão do vídeo para a banca avaliadora.

O evento realizado encerrou com chave de ouro através do “I Simpósio Viva, você é mais forte que imagina”. O simpósio foi realizado na modalidade remota e totalmente gratuito. As inscrições foram voltadas para a comunidade acadêmica, se estendendo para a comunidade externa, e contou com quase mil participantes.

É importante ressaltar que o mês de setembro é dedicado ao tema, mas a prevenção deve ser realizada durante o ano todo. É necessário exercitar o olhar para si e também para o outro. O atendimento através do Núcleo de Apoio Psicológico para acadêmicos e colaboradores do UniCathedral é realizado durante todo o ano.
  
Conhecido por sua beleza, resistência e durabilidade o Ipê Amarelo é desde 1961 o símbolo do Brasil.
Em clima do setembro amarelo o Unicathedral plantará Ipês amarelos na instituição para lembrar a todos que mesmo quando o Ipê parece que vai morrer,  ele floresce, encanta e alegra nossos dias.
quando as coisas ficarem difíceis lembre-se, seja como o Ipê!
 
 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90