Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
20/08/2020 às 22h57min - Atualizada em 20/08/2020 às 22h57min

Max Russi articula mais leitos de UTI e respiradores para região do Araguaia

José Marques / AL - MT
ARAGUAIA NOTÍCIA


Mesmo com o nível de contágio baixo em Mato Grosso, mostrando que a proliferação da Covid-19, o coronavírus, está reduzindo, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi está preocupado com o município de Barra do Garças, que possuí 6 dos 8 leitos exclusivos para pacientes contaminados, ocupados. Isso porque, Barra do Garças que é o pólo do Araguaia, atende municípios de Mato Grosso e Goiás, algo em torno de 40 se somados os dois estados.

Pensando nisso, o parlamentar encaminhou uma indicação ao governo do Estado, com cópia à Secretaria de Estado de Saúde (SES), solicitando mais leitos hospitalares e respiradores mecânicos à cidade de Barra do Garças, que atualmente trabalha com oito leitos exclusivos para pacientes acometidos pela Covid-19.

No documento, Max Russi destaca que a cidade precisa urgentemente de mais leitos hospitalares e de respiradores mecânicos para auxiliar o tratamento das pessoas contaminadas pela doença. “Barra não conta com tal estrutura e a falta desses itens coloca a população local em risco. Além disso, o município tem atendido pacientes de municípios vizinhos o que dificulta ainda mais o trabalho das equipes médicas”, explicou Max Russi.

O último boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (19) pela SES, a secretaria mostra que das oito UTIs pactuadas para atender pacientes contaminados pelo coronavírus, existem apenas duas vagas disponíveis.

Já o boletim emitido na segunda-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Barra do Garças, registrou 345 contaminados pela Covid-19, destes 324 são monitorados pela vigilância epidemiológica e outras 21 estão internados. O documento também mostra que já foram contabilizados 79 óbitos em decorrência do coronavírus.

Mais demandas – O deputado Max Russi (PSB), preocupado com a população barra-garcense e os profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento da Covid-19, pediu ao estado a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual e Kit Covid (Azitromicina, Ivermectina, vitaminas C e D e Zinco).

Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90