18/08/2020 às 09h17min - Atualizada em 18/08/2020 às 09h17min

Ameaçada pelo fogo, onça-pintada invade casas e é resgatada em avião da FAB no Pantanal de MT

Toda noite o animal entrava na casa de um morador. Entre janeiro e essa segunda-feira (17), 820 mil hectares do Pantanal de Mato Grosso haviam sido destruídos pelo fogo.

G1 MT
ARAGUAIA NOTÍCIA
Uma onça-pintada invadiu várias casas de moradores do Pantanal mato-grossense depois que teve seu habitat destruído pelas queimadas na região durante o fim de semana. O animal foi resgatado, nessa segunda-feira (17), durante uma operação integrada do Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Força Aérea Brasileira (FAB), ICMBio e moradores pantaneiros.

O coronel Paulo Barro contou ao G1 que as equipes foram até o Pantanal no sábado (15) para montar um centro de triagem na região para atender os animais vítimas dos incêndios florestais. No entanto, no domingo (16), a equipe foi informada sobre a onça-pintada que estava circulando a região.

“Tomamos alguns procedimentos, mas não foram suficientes. Nessa segunda-feira, as veterinárias acharam melhor traze-la para Cuiabá”, explicou.


A onça foi sedada e levada em um avião da FAB até o hospital veterinário de Cuiabá.

Os pantaneiros disseram aos bombeiros que o animal estava entrando nas casas e quintais de uma área afetada pelo incêndio. Toda noite ela entrava na casa de alguém e, para não expor os moradores, as equipes de resgate decidiram tirá-la da região.

Agora o animal receberá os cuidados necessários e deve ser solta na natureza em um local mais seguro.

Entre janeiro e essa segunda-feira (17), 820 mil hectares do Pantanal de Mato Grosso haviam sido destruídos pelo fogo.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.4%
5.2%
18.2%
75.2%