Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
11/08/2020 às 15h37min - Atualizada em 11/08/2020 às 15h37min

Casaldáliga será sepultado em cemitério onde peões e índios que resistiam à grilagem eram enterrados

G1 / Tv Globo
ARAGUAIA NOTÍCIA


O corpo do bispo de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, que morreu no sábado (8) aos 92 anos, chegou em Mato Grosso nesta segunda-feira (10). O sepultamento será no cemitério dos peões e índios.

Esse cemitério foi criado no local onde capangas jogavam os corpos de peões e índios que resistiam a grilagem das terras, em São Félix do Araguaia. O fato foi denunciado por Dom Pedro.

A Igreja Católica promoveu uma missa de corpo presente em Batatais (SP), onde ele estava internado e morreu.

Em Mato Grosso, as primeiras cerimônias serão realizadas no Santuário dos Mártires da Caminhada, criado pelo religioso no local onde o padre João Bosco foi assassinado em 1976.

A previsão da chegada do corpo é para as 14h (15h no horário de Brasília).

Ele será velado na cidade até às 12h de terça-feira(11), quando segue para São Félix do Araguaia para a última missa e o sepultamento.

O religioso ficou conhecido por suas posições políticas e pelo trabalho pastoral ligado a causas como a defesa de direitos dos povos indígenas e o combate à violência dos conflitos agrários.

Internação

Com problemas respiratórios agravados pelo Mal de Parkinson, Casaldáliga foi levado de Mato Grosso para o interior de São Paulo na noite de terça-feira (4) em uma unidade de terapia intensiva (UTI) montada dentro de um avião.

Um terceiro exame - complementar a outros dois realizados em Mato Grosso - descartou que o paciente tenha contraído Covid-19.

Na tarde de sexta-feira (7), segundo o último boletim médico divulgado, o paciente estava com infecção no pulmão, em um quadro clínico grave e ele respirava com ajuda de aparelhos.

História

Nascido em 16 de fevereiro de 1928 em Balsareny, na província de Barcelona, mudou-se da Espanha para o Brasil aos 40 anos. Veio como missionário, para trabalhar em São Félix do Araguaia.

Pertencente à congregação dos missionários claretianos, foi o primeiro bispo da Prelazia do município – a nomeação, em 1971, partiu do Papal Paulo VI. Dom Pedro Casaldáliga ocupou o ofício até 2005, quando renunciou.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90