08/08/2020 às 12h23min - Atualizada em 08/08/2020 às 12h23min

Morre Casaldáliga que entra para história como bispo do Araguaia que lutou pelas minorias; Ronaldo Couto destaca feitos de um homem generoso

Araguaia Notícia


A região do Vale do Araguaia e o estado de Mato Grosso estão de luto neste sábado (8/8) com a morte do bispo Dom Pedro Casaldáliga que faleceu, aos 92 anos, às 09h40 minutos na cidade de Batatais-SP aonde estava em tratamento médico depois de problemas respiratórios devido ao mal de parkson.

O comunicado da morte foi feito pela Prelazia de São Félix do Araguaia-MT, a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos). 

O repórter Ronaldo Couto lamentou a morte do bispo emérito de São Felix do Araguaia, o maior líder da prelazia que Mato Grosso já teve. “Em 2005 fiz uma homenagem ao religioso na Câmara Municipal de Barra do Garças destacando as qualidades do bispo que sempre defendeu as minorias: índios, camponeses e sem-terra e contribuiu para o desenvolvimento da região do Vale do Araguaia. E como agradecimento na época, o bispo me enviou uma carta escrita à mão por ele mesmo agradecer a homenagem. Essa carta eu guardo até hoje como recordação desse momento”, frisou Couto.

O jornalista destacou que durante a sua trajetória de 34 anos na comunicação sempre acompanhou as lutas do Casaldáliga pelas minorias e sabe da importância social do bispo para a região do Vale do Araguaia. “Vários assentamentos agrários e até mesmo distritos surgiram na região após atuação de Casaldáliga”.

Descanse em paz, amigo das minorias, um homem cuja fé foi inabalável e que realmente seguiu o que prega o cristianismo que é servir ao próximo sem interesse ou obter qualquer tipo de vantagem com isso. “Casaldáliga deixa a vida para se imortalizar na história das minorias. Seu nome será lembrado em todo mundo certamente”, completou Ronaldo Couto.

O velório acontecerá em três locais: Em Batatais – SP, o corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado, no dia 08 de agosto de 2020, a partir das 15 horas na capela do Claretiano - Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos, situada à rua Dom Bosco, 466, Castelo, Batatais, São Paulo, Brasil. Informações: 16.3660-1777.

A missa de exéquias será celebrada, em Batatais, no dia 09 de agosto de 2020 às 15h, no endereço acima e será aberta ao público em geral, além de ser transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0. O link estará aberto para que outros veículos de comunicação possam retransmitir. 

2 - Em Ribeirão Cascalheira – MT: o corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Santuário dos Mártires, a partir do dia 10 de agosto, sem previsão de horário de chegada do corpo. Informações: telefone 66 - 98420 - 2253 Pe. Tiago e em São Félix do Araguaia – MT o corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será em São Félix do Araguaia. 

SEM PREVISÃO DE DIA, POIS ANTES PASSARÁ POR RIBEIRÃO CASCALHEIRA. Informações: com Pe. Saraiva telefone: 31 - 99677 - 4875.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.3%
5.3%
18.3%
75.1%