Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
03/08/2020 às 12h24min - Atualizada em 03/08/2020 às 12h24min

Termina 1ª fase da missão xavante em Barra do Garças com distribuição de 11 mil medicamentos

As Forças Armadas foram enviadas pelo presidente Bolsonaro para atender diminuir a contaminação de Covid entre os índios

Secom - BG c/ Ministério da Defesa
ARAGUAIA NOTÍCIA


Terminou no domingo (2/8), a primeira fase da Missão Xavante, desencadeada pelos Ministérios da Defesa, Saúde, Justiça e apoio da Prefeitura de Barra do Garças nas aldeias indígenas dos polos São Marcos e Campinápolis. Foram sete dias de assistência médica e distribuição de insumos para auxiliar a população Xavante nesse período de pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a ação interministerial, a equipe de 24 profissionais de saúde das Forças Armadas levou atendimento especializado e reforçaram a atuação da saúde nas aldeias da região. Duas Unidades Básicas de Saúde construídas pela Prefeitura de Barra do Garças nas aldeias serviram de base de apoio para os médicos.

Ao todo, foram 1.578 atendimentos realizados aos indígenas da etnia Xavante com o apoio de equipes do DSEI Xavante e Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Também foram distribuídos mais de 11 mil medicamentos, sendo a maioria para diabetes e hipertensão.

Durante a ação, também foram realizados exames de glicemia e verificação de sinais vitais, diagnósticos que contaram com ajuda de ultrassonografia portátil e testes de COVID-19. Cerca de 149 Xavantes realizaram o exame rápido, que é feito com a coleta de sangue no dedo, e desse total, 94 resultados foram negativos, 27 foram testados positivos e 26 resultaram em IGM negativo e IGG positivo para o novo coronavírus, o que significa que a pessoa já esteve infectada com o vírus, mas já está curada.

O prefeito Roberto Farias elogiou a Missão Xavante. Segundo ele, foi uma somatória de esforços do presidente Jair Bolsonaro, governador Mauro Mendes, senador Wellington Fagundes, deputados Neri Geller, Rosa Neide, Dr. Eugênio, Max Russi, secretários Robson Santos da Silva (Sesai), Gilberto Figueiredo (estadual de Saúde) e bancada federal de Mato Grosso. 

As próximas etapas estão previstas para acontecer de 3 a 9 de agosto, na área do Polo Base Marãiwatséde, e de 10 a 16 de agosto, no Polo Base Sangradouro do DSEI Xavante nos municípios de Alto Boa Vista e General Carneiro.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90