29/07/2020 às 18h12min - Atualizada em 29/07/2020 às 18h12min

Roberto Farias agradece Força Tarefa e destaca que 9 mil índios são atendidos em Barra do Garças

Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA


Até o próximo domingo (2), cerca de 9 mil indígenas da etnia Xavante serão atendidos pela Força Tarefa lançada pelos governos federal, estadual e Prefeitura de Barra do Garças para conter o avanço do novo coronavírus nas aldeias da região. O atendimento de campo começou nessa terça-feira (28) com o deslocamento de 24 profissionais de saúde para os polos base de Barra do Garças e Campinápolis. 

Durante os próximos dias, nove clínicos gerais, três ginecologistas, uma infectologista, dois pediatras, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem vindos de Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba estarão nas aldeias Namunkurá, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora de Guadalupe, em Barra do Garças, Santa Clara, Aldeona e São Pedro, em Campinápolis, para a realização de exames diversos e diagnósticos do quadro de saúde da população indígena.

Além do atendimento médico, os Ministério da Saúde, Defesa e Secretaria Especial de Saúde Indígena distribuirão três toneladas de medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPI) e testes para Covid-19. Duas aeronaves de cargas e dois helicópteros estão sendo utilizados no transporte de pessoal e insumos para as aldeias a partir da base de apoio no quartel do Exército em Aragarças (GO).

“O atendimento será amplo e além de orientar e diagnosticar casos suspeitos de Covid, os profissionais também estarão atuando em outras enfermidades que afetam a etnia Xavante. A Prefeitura é parceira dessa operação e continuaremos prestando assistência aos indígenas que procurarem a rede municipal de saúde e também cobrando novas ações em prol dos nossos irmãos”, disse o prefeito Roberto Farias.

O prefeito voltou a agradecer o presidente Jair Bolsonaro, governador Mauro Mendes, senador Wellington Fagundes, deputados Neri Geller, Rosa Neide, Max Russi e Dr. Eugênio, secretários Robson Santos (Sesai) e Gilberto Figueiredo (estadual de Saúde), presidente da Funai, Marcelo Xavier e a bancada federal de Mato Grosso pelo empenho em trazer essa missão a Barra do Garças para cuidar dos índios da região.
Notícias Relacionadas »
Comentários »