Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/07/2020 às 15h53min - Atualizada em 23/07/2020 às 15h53min

Líder indígena de 31 anos morre vítima da Covid em Cuiabá

Nelson Mutzie Rikbaktsa estava internado no Hospital Santa Casa

Araguaia Notícia


O indígena Nelson Mutzie Rikbaktsa, de 31 anos, morreu internado com coronavírus (Covid-19) na quarta-feira (22/7) no Hospital Santa Casa, em Cuiabá.
 
Nelsinho, como era conhecido, era considerado uma liderança do povo Rikbaktsa. A comunidade está localizada às margens do rio Juruena, na divisa dos municípios de Brasnorte e Juína (MT).

Não há informações se ele tinha algum problema de saúde anterior.

O jovem se preocupava com a preservação da memória dos povos indígenas.
 
Na pandemia, se tornou defensor e incentivador dos protocolos de proteção contra a Covid-19, como o uso de máscara e álcool gel, por parte das comunidades indígenas.

Nelson ajudou a construir todo o sistema de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), deu apoio aos povos indígenas de Rondônia e do Mato Grosso, sempre estava à frente das ações sociais e do combate à pandemia.

Rikbaktsa

Conhecidos como ‘Orelhas de Pau’ ou ‘Canoeiros’, o nome da etnia Rikbaktsa significa ‘os seres humanos’. Atualmente, os Rikbaktsa são bilíngües, tendo incorporado também o português.

Vivem em terras localizadas às margens do rio Juruena, no Noroeste de Mato Grosso, dividido em cerca de 30 aldeias dentro dos limites de suas fronteiras, como estratégia de vigilância e uso dos recursos naturais.

Na Aldeia Primavera, a comunidade vive da extração sustentável da castanha. Eles também plantam arroz, milho e mandioca em suas terras.

Funai emite nota de pesar

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem a público comunicar, com imenso pesar, que uma das principais lideranças indígenas do estado de Mato Grosso, Nelson Mutzie Rikbaktsa, veio a óbito na noite de quarta-feira (22), em Cuiabá, aos 48 anos.
 
Atual Assessor Indígena do Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI) de Vilhena, Nelson ajudou a construir o sistema de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) da região noroeste do estado. Atuou também no apoio aos povos de Rondônia e do Mato Grosso, inclusive na linha de frente das ações sociais e de combate à pandemia.
 
Além da relação com a saúde indígena, representando a comunidade mais de uma vez como Presidente do Conselho DSEI, o líder esteve na vanguarda de uma série de ações de promoção dos direitos indígenas, como a primeira biblioteca comunitária indígena de Juína.
 
A Funai lamenta profundamente a perda e se solidariza com os familiares e amigos da liderança. Nelson nos deixa um legado de luta e trabalho em benefício dos povos indígenas.

Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90