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21/07/2020 às 11h44min - Atualizada em 21/07/2020 às 11h44min

DNIT planeja reflorestamento do Parque Serra Azul de Barra do Garças durante obra do anel viário

Ainda em fase de elaboração, o projeto deve atender áreas de pastagem que serão convertidas em mata com o plantio de mudas nativas

Kayc Alves / Assessoria Gestão Ambiental Br - 070
ARAGUAIA NOTÍCIA


A supressão vegetal da obra do Contorno Rodoviário (anel viário) de Barra do Garças será compensada com um projeto de reflorestamento em parte degradada do Parque Estadual Serra Azul. O chamado plantio compensatório está em fase de elaboração de projeto e deve atender a áreas em estado de regeneração natural do parque, indicadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

O projeto é desenvolvido pela Superintendência de Mato Grosso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), autarquia responsável pelas obras no contorno, em parceria com a Sema. Segundo o órgão, para o reflorestamento, há a disponibilidade de locais onde a vegetação nativa foi convertida em pastagens, na época em que eram propriedades rurais com manejo de gado. Essas áreas foram desocupadas e indenizadas quando houve a implantação do parque.

As extensões onde foi retirado material mineral durante uma manutenção recente da estrada de acesso ao “Mirante do Cristo” também estão passiveis ao reflorestamento. O mirante é um dos pontos mais visitados do Serra Azul.
O Projeto de Plantio Compensatório e de Recomposição Florestal será elaborado como parte do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, uma das demandas atendidas pelo serviço de Gestão Ambiental da obra.

A previsão é de que até o final de 2021 as mudas nativas da região comecem a ser plantadas nas áreas determinadas.



Entre os benefícios ao parque, está a recomposição da flora de áreas alteradas por ações humanas e, consequentemente, a ampliação de habitats para a fauna. O Serra Azul possui 11 mil hectares, se estendendo entre os municípios de Barra do Garças e Araguaiana.

Na zona de uso intensivo, há trilhas de cachoeiras, mirantes e outros atrativos onde é permitida a visitação. Mas a maior parte da unidade de conservação é de uso restrito e acesso proibido.

É recomendado aos usuários não se distanciarem das áreas sinalizadas, pois o acesso indevido é crime ambiental. Também é proibida a entrada de fósforo, isqueiros, apetrechos de tabacaria e animais domésticos.

A realização de qualquer conduta em desacordo com os objetivos da unidade de conservação ou que proporcione danos à área pode acarretar em multa de R$ 200,00 à R$ 100 mil, conforme o decreto federal nº 6.514/2008.


 
Gestão Ambiental

Além do reflorestamento, há uma série de outras atividades realizadas pela Gestão Ambiental da obra do Contorno Rodoviário de Barra do Garças, na BR-070/MT. O objetivo do serviço, executado pela empresa contratada Plannus Engenharia, é assegurar a qualidade ambiental da área afetada pelas obras, bem como reduzir as interferências das diferentes etapas do empreendimento na qualidade de vida da população próxima.

Entre os programas ambientais que compõe a Gestão Ambiental está a Prevenção e Controle de Processos Erosivos, o Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos, o Monitoramento de Ruídos e o Controle da Qualidade da Água. Este último monitora os rios Araguaia e Garças, principais afluentes envolvidos com o empreendimento.

A gestão também trabalha com o Programa de Educação Ambiental destinada às pessoas diretamente afetadas pelo empreendimento. Este serviço busca desenvolver temas e conceitos com os moradores que cercam o Contorno Rodoviário e com os trabalhadores da obra. O objetivo é sensibilizá-los quanto às questões socioambientais inerentes à região.

Quando concluído, o Contorno Rodoviário de Barra do Garças influenciará positivamente na qualidade de vida da população local. O empreendimento atende à demanda por melhorias no trânsito das cidades de Barra do Garças (MT), Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO), pois retira de suas vias centrais o fluxo pesado de veículos de carga.
 

 
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