Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
17/07/2020 às 08h09min - Atualizada em 17/07/2020 às 08h09min

Secretário de Saúde Indígena anuncia ações contra Covid e não descarta hospital de campanha em Barra do Garças

Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA


O secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, anunciou nessa quinta-feira (17), medidas para conter o avanço do novo coronavírus nas aldeias indígenas da região de Barra do Garças. O representante do Ministério da Saúde deve anunciar na próxima semana, a implantação de um hospital de campanha ou a ampliação dos leitos de UTIs no Hospital Milton Morbeck.

Acompanhado pelo secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, Robson Santos se reuniu com o prefeito Roberto Farias, o vice-prefeito Weliton Marcos, secretária de Saúde, Clênia Monteiro e procurador da República, Everton Aguiar, para discutir ações efetivas no combate da Covid-19 nas Terras Indígenas de Barra do Garças, General Carneiro, Campinápolis e Alto Boa Vista.

Durante a visita à Barra do Garças, o secretário Especial de Saúde Indígena ouviu do prefeito Roberto Farias as dificuldades que o município vem enfrentando para atender cerca de 22 mil indígenas e discutiu alternativas para amenizar a situação. Entre as possíveis saídas estão a ampliação dos leitos de UTI ou a implantação do hospital de campanha nas instalações do antigo Senai, na BR-070.

Os representantes do município, Governo do Estado, Governo Federal e MPF realizaram uma visita técnica no local, avaliaram a estrutura física e dentro de uma semana, o Ministério da Saúde deve anunciar uma decisão final. “Apresentamos as nossas demandas e esperamos urgência para que possamos salvar vidas”, disse o prefeito Roberto Farias. 

A primeira medida anunciada pelo secretário, será a realização de uma força tarefa entre os dias 24 deste mês e 1º de agosto, com a vinda de uma equipe de profissionais da saúde formada por médicos (infectologista, clínico geral, ginecologista, pediatra e técnicos de enfermagem) para a realização de testagem em massa, distribuição de equipamentos de proteção individual e medicamentos para os índios.



“Estamos montando uma base no quartel do Exército, em Aragarças, para servir de ponto de apoio para a equipe. Um avião e três helicópteros serão utilizados para o transporte dos insumos (medicamentos) e dos profissionais até as aldeias. O objetivo é atender toda a comunidade indígena da região”, disse Robson Santos.

O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo se comprometeu a auxiliar Barra do Garças para ampliar a estrutura de saúde e conter o avanço do coronavírus no município.  Gilberto informou que o governo já cedeu cinco leitos de UTI e continuará fazendo a sua parte nessa pandemia.

O prefeito Roberto Farias fez questão de agradecer aos senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos e aos deputados federais Neri Geller e Rosa Neide e demais representantes da bancada federal de Mato Grosso pelo auxílio à saúde do município.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90