Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
13/07/2020 às 17h51min - Atualizada em 13/07/2020 às 17h51min

População de Querência está assustada com avanço do Covid e pede providência ao prefeito

Depois de passar de uma forma devastadora por Confresa, o vírus chega em Querência tirando o sono da comunidade

Antônio Borges Netão / Notícia dos Municípios
ARAGUAIA NOTÍCIA
Foto antiga do prefeito Fernando Gurgem antes da pandemia


A situação está ficando insustentável com relação ao Covid que avança na cidade de Querência, no Médio Araguaia. Até sábado (11.07), o número de contaminados era de 364 casos, sendo 10 mortos, 152 internações, 369 pessoas em isolamento domiciliar e 635 finalizando isolamento.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a única saída emergencial para salvar o município de Querência nesse momento para evitar mais mortes e contaminação com o Covid-19, sem dúvidas, é o chamado Lockdown, a decisão irá no mínimo desacelerar o avanço da pandemia em todo o município.

O rico município de Querência e uma das principais cidades do Vale do Araguaia é administrada pela terceira vez pelo prefeito Fernando Gorgen, que inclusive é candidato à reeleição e um dos maiores plantadores de grãos em Mato Grosso cuja extensão das suas lavouras se estende ao Estado de Tocantins. 

A promissora cidade do agronegócio com mais de 17 mil habitantes assusta o Brasil com o aumento elevado de pessoas contaminadas.

Extra oficialmente há informação de que pelo menos mais um indígena veio a óbito no domingo, trata-se da líder Nhapukalo Ialapiti, da região do Alto Xingu, ele estava internada desde sexta-feira no Hospital municipal onde veio a óbito vítima do coronavirus.

Já o vereador Marcos Amorim, foi enfático ao admitir que a situação esta lamentável e também direcionou duras críticas a comerciantes e pessoas, “eles colocam a vida de outras pessoas em risco, a saúde do município já esta comprometida e sobrecarregada e não temos mais pessoas suficiente para atender os pacientes,  estamos inclusive trabalhando com professores e voluntários da Secretaria Municipal de educação para atuar no enfrentamento da pandemia mas não esta sendo fácil” Disse o vereador.

Caso o decreto seja publicado poderá ainda diminuir os casos de Covid-19 e morte de pessoas no município ao bloquear total ou em confinamento através de protocolo de isolamento que impede pessoas de circular pela cidade, inclusive com o fechamento total do comércio limpando áreas e bloqueando circulação de cargas.

Confresa, outro promissor município do agronegócio no Vale do Araguaia foi o primeiro do estado a decretar lockdown (fechamento total) após o vírus se alastrar, mesmo contrariando alguns a gestão municipal conseguiu reverter à situação ao desacelerar e diminuir drasticamente o numero de casos em todo o município.

Confresa alcançou a taxa de recuperação de 93%, uma das mais altas do Estado na quarta-feira (8) e sem novos casos nas últimas 24 horas daquele dia seguinte, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde.


Aglomeração em Querência... população tem que colaborar mais 

Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90