Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
09/07/2020 às 20h28min - Atualizada em 09/07/2020 às 20h28min

Covid faz Indígenas fecharem aldeias para conter contaminação em MT

G1 MT
ARAGUAIA NOTÍCIA


As aldeias do povo Paresí, na região de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, estão fechadas para evitar a contaminação indígenas por Covid-19. A decisão atende a uma portaria da Fundação Nacional do índio (Funai).

Na terra indígena Rio Formoso, que fica a 70km do centro de Tangará da Serra, vivem 215 pessoas divididas em 8 aldeias.

Essa região é um importante ponto turístico e mesmo fechada os indígenas têm reclamado da falta de consciência de algumas pessoas que tem insistido em visitar o lugar e isso tem gerado preocupação do cacique da aldeia, Nelsinho Zaizomae, que teme a contaminação dos moradores.

“No momento nós não estamos recebendo ninguém por causa dessa doença. Então é uma coisa preocupante e neste momento estamos pedindo ajuda dos governos municipais, estadual e federal e vamos vencer essa pandemia que está no mundo todo”, afirma.

A preocupação dos indígenas é grande porque em outras aldeias do estado existem confirmações de casos da Covid-19, inclusive mortes. Na aldeia Umutina, que fica em Barra do Bugres, moradores testaram positivo e pelo menos uma morte já foi confirmada, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).



No Brasil, pelo menos 10 mil indígenas estão contaminado com o novo coronavírus, tanto que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, determinou nesta quarta-feira (8), que o governo federal adote uma série de medidas para combater a pandemia nas comunidades indígenas e evitar a mortalidade pela Covid-19.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90