Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
07/07/2020 às 19h06min - Atualizada em 07/07/2020 às 19h06min

Líder xavante que emocionou o Brasil recebe alta do Covid em Barra do Garças VEJA VÍDEO

Ele agradece as orações do povo e o atendimento que recebeu dos profissionais da saúde e do prefeito Roberto Farias

Araguaia Notícia


O líder indígena xavante Crisanto Rudzo Tseremey’wa, de 46 anos, que é presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, recebeu alta na terça-feira (7/7) após ter ficado internado 19 dias no Pronto Socorro e posteriormente na UPA de Barra do Garças. Ele chegou a ter uma séria falta de ar sendo necessário de aparelhos para ajudá-lo a respirar devido ao Covid.

Crisanto ficou conhecido no Brasil e no Mundo ao gravar um vídeo no Pronto Socorro de Barra do Garças alertando aos povos indígenas na linguagem dele de que realmente a Covid existe e seria um inimigo invisível e devastador que pode dizimar o povo indígena. Ele pediu aos índios brasileiros para permaneçam nas aldeias mantendo o distanciamento social e que usem máscaras. O pedido de Crisanto viralizou na rede social e foi divulgado primeiramente aqui no Araguaia Notícia e posteriormente pela Tv Globo como se fosse um grito de socorro do povo indígena brasileiro.

Se os brasileiros não estavam preparados para o Covid, imagine, os indígenas que têm culturas e tradições diferentes. E até agora já foram mais de 28 mortos entre ós xavantes no Vale do Araguaia em Mato Grosso. Na sua saída da UPA, Crisanto bastante emocionado agradeceu aos profissionais da saúde citando os médicos Wilson Vilela e Teddy. Ele agradeceu também ao prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias, pelo atendimento que recebeu e quem tem dado aos indígenas da região. Vale dizer que Crisanto é de Campinápolis-MT.

Crisanto agradeceu também as orações que recebeu até mesmo do exterior. Várias pessoas passaram mensagens de incentivo a ele através do Facebook o encorajando na luta contra o Covid. E olha que o Crisanto foi guerreiro mesmo porque em plena batalha ele perdeu os pais, que já eram idosos, e infelizmente foram combalidos pelo vírus.

Rendemos aqui nossas homenagens ao Crisanto e que servi de inspiração para outros indígenas vencerem também ao Covid. Todos que estão no hospital. 

Assista ao vídeo de agradecimento que Crisanto gravou na saída da UPA de Barra do Garças.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé



VEJA VÍDEO 



Link: Indígena se recupera de Covid e pede a índios para ficarem nas aldeias e usarem máscaras VEJA VÍDEO
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »