Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
03/07/2020 às 14h18min - Atualizada em 03/07/2020 às 14h18min

Covid se alastra por Primavera do Leste com 684 casos positivo e 17 mortes

Prefeito e secretária de saúde também pegaram o vírus

Noticia dos Municípios
ARAGUAIA NOTÍCIA


Mesmo com ações intensificadas por parte da saúde pública local e estadual para o enfrentamento da pandemia Covid-19 no município de Primavera do Leste (distante 288 km de Barra do Garças) a ação contagiante do vírus desafia as ações humanas e se alastra por todo o município.

De acordo o ultimo boletim de noticia divulgado às 14 horas de quinta-feira (02.07) pela Prefeitura Municipal, são 684 casos confirmados em todo o município, 17 pessoas já morreram pelo vírus, 442 pessoas foram recuperadas, 194 estão em isolamento domiciliar, 27 estão internados em enfermaria e 04 internados em UTI.

Ao todo 6.358 pessoas realizaram testes, sendo que 5.638 testaram negativo e 09 aguardam resultados do Laboratório Lacem do Governo do Estado, ao todo pelo menos 64% das pessoas que contraíram o vírus foram recuperadas.

Em Primavera do Leste como nos demais municípios polo, o Covid-19 se espalha de forma assustadora rompe barreiras e chama atenção das autoridades em saúde publica de todo o Estado, deixando em alerta as cidades circunvizinhas. Boa parte da população esta tensa recolhida indefesa e em alerta máxima.

A reportagem do site Noticia dos Municípios manteve contato com a Secretaria de saúde do município Laura Kelly Hortência Barros que também havia contraído o Covid-19 e está em fase final de recuperação, ela nos informou que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas.



Ela informou ainda que há 3 meses, desde o inicio da pandemia, foi criada estratégias com a formação de unidades de sentinela, mas que devido o avanço da pandemia sobre seu município esta sendo usada novas estratégia inclusive abrindo as portas de todas as unidades de saúde para as pessoas fazerem o teste e tratamento mais cedo.

Laura Kelly disse ainda que Primavera do Leste é o município que mais tem realizado testes na região, sendo esse o motivo que faz elevar o índice positivo de pessoas contaminadas com o coronavirus, na sua visão mesmo diante da grave situação a cidade não pode parar e por isso o município não adotou o lockdown.

Ela informou ainda que na próxima semana a cidade devera inaugurar os 10 primeiros leitos de UTI, o único disponível para seu município fica localizado em Rondonópolis e que o paciente somente pode ser encaminhado através de regulação do SUS.

A secretária alertou que muitas pessoas ainda insistem em descumprir as regras realizando aglomerações e festas as “escondidas” em suas casas, mas que a fiscalização passou a e mais rigorosa a partir de agora com a presença de forças policiais, muitas pessoas já foram notificados e em alguns casos presas e conduzidas ate a delegacia.

Outra ação da gestão municipal foi à proibição de pessoas circulando pelas ruas da cidade a partir das 19. Horas, salvo em caso extrema emergência e com justificativa, nos sábados o comércio fecha a partir das 14.00 horas funcionando apenas as essenciais, a exemplo de supermercados e farmácias.

Em Primavera do Leste o Covid-19 não poupou nem mesmo o prefeito da cidade Leonardo Bortolin que também contraiu o vírus. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou o telefone 0800 647 2479 da Vigilância Sanitária para oferecer informações à população.



Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90