Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
03/07/2020 às 14h13min - Atualizada em 03/07/2020 às 14h13min

Roberto Farias recorre ao presidente Jair Bolsonaro para salvar vidas nas aldeias indígenas

Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA


Depois de se reunir por videoconferência com a bancada federal de Mato Grosso e com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para a implantação de medidas urgentes para salvar vidas nas aldeias indígenas na região de Barra do Garças, o prefeito Roberto Farias resolveu recorrer ao presidente da República, Jair Bolsonaro. 

Nessa quinta-feira (2), o prefeito encaminhou ao presidente o pedido para a instalação em regime de urgência, de um hospital de campanha gerido pelo Exército ou organização social coordenada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para o enfrentamento do novo coronavírus nas aldeias e tratamento dos indígenas infectados.

Roberto Farias informou ao presidente já ter encaminhado ao secretário Especial de Saúde Indígena, Robson dos Santos da Silva, as medidas tomadas em Barra do Garças, como a transformação dos 32 leitos da UPA para casos de coronavírus e a instalação de 10 leitos de UTI para Covid-19. 

O prefeito apontou ao presidente que a única solução é a instalação do hospital de campanha, contudo, o município não dispõe de estrutura física, equipamentos, materiais, mobiliário, insumos e recursos humanos necessários para montar a unidade. “Necessitamos da ajuda do Ministério da Saúde e do Estado para que essa ação seja concretizada com a máxima urgência”, disse Roberto Farias.



O presidente foi informado também do número de óbitos registrados por Covid-19 e pacientes indígenas internados na UPA e nos leitos de UTI instalados pelo município e Estado em Barra do Garças. Jair Bolsonaro foi cientificado também que o Vale do Araguaia possui uma população de 21.962 índios da etnia Xavante dependem da estrutura de saúde local.

A Prefeitura de Barra do Garças já conseguiu as instalações do Senai, recentemente desativada, para a implantação do hospital e encaminhou a Sesai planilhas com os custos para a viabilização da unidade.

Roberto Farias fez questão de agradecer os senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos, os deputados federais Nery Geller e Rosa Neide, os deputados estaduais Max Russi e Dr. Eugênio e toda a bancada federal de Mato Grosso pelo apoio nesse momento difícil pelo qual passa o município. “Sem esse apoio não estaríamos conseguindo os avanços que estamos tendo nos últimos dias”, reforçou o prefeito.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »