Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/06/2020 às 12h28min - Atualizada em 30/06/2020 às 12h28min

Ex-vereador indígena é o 1º óbito de Covid em General Carneiro

O indígena Dominguinhos atuava como motorista na saúde indígena e foi vereador em General de 1997 a 2000

Noticia dos Municípios
ARAGUAIA NOTÍCIA


O primeiro óbito registrado no município de General Carneiro-MT foi de um indígena, o ex-vereador Domingos Savio Lopes Tuborekia, de 63 anos, da etnia bororo, conhecido como Dominguinhos, da reserva Meruri. Ele foi diagnosticado com o vírus na noite de terça-feira (23.06) apos realizar teste positivo na UPA de Barra do Garças.

Durante esse período o quadro de saúde do indígena permanecia instável e se encontrava no isolamento respiratório, mas a situação se agravou e veio a óbito na mesma unidade de saúde na tarde de domingo (28.06).

O corpo do líder bororo chegou à aldeia por volta das 9 horas em um caixão lacrado e foi direto para o cemitério da comunidade Bororo onde foi sepultado.

Esse é o primeiro óbito ocorrido na aldeia Meruri provocada pelo coronavíruse. Embora a gestão da saúde indígena seja de responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena, órgão do governo federal DSEI SESAI e DIASI, a prefeitura de General Carneiro tem prestado total apoio e solidariedade à saúde das comunidades Bororos e Xavantes que residem em aldeias dentro do município destaca o prefeito Marcelo Aquino que externou as condolências à família enlutada do Dominguinhos.

Ela atuava como motorista da Funasa e trabalhava na Divisão de Atenção à Saúde Indígena na sua própria comunidade, e antes foi vereador em General Carneiro no período de 1997 a 2000 na gestão do ex-prefeito Luciano Monteiro do Prado

De acordo a nota o polo Base de Meruri vem adotando todas as medidas de proteção junto aos seus usuários e profissionais para o enfrentamento de emergência de saúde pública conforme o plano de contingência do órgão, mas também afirma que a aldeia Merure encontra-se em perigo iminente, a nota orienta toda a comunidade  para que se mantenha em isolamento e anunciou que estão suspensas todas as atividades coletivas dentro da comunidade.
 

 
Timbre

Timbre

Ministério da Saúde
Secretaria Especial de Saúde Indígena
Distrito Sanitário Especial Indígena - Cuiabá
Divisão de Atenção à Saúde Indígena
  

 

NOTA INFORMATIVA Nº 26/2020-CGB/DIASI/CGB/DSEI/SESAI/MS

 

ASSUNTO: NOTA AO POLO BASE MERURI

 

O DSEI Cuiabá por meio do Polo Base Meruri, informa que um indígena de 62 anos de idade , morador da aldeia Meruri, testou positivo para o novo coronavírus (COVID-19), na noite do dia 23/06/2020, realizado na UPA de Barra do Garças.

 

O Paciente encontra se com estado estável no isolamento respiratório da UPA de Barra do Garças.

 

O Polo Base Meruri vem adotando todas as medidas de proteção  junto aos seus usuários e profissionais para o enfrentamento de emergência de saúde pública, e conforme o Plano de Contingência do DSEI Cuiabá, a aldeia Meruri encontra se em Perigo Iminente, é muito importante que todos se mantenham em isolamento em suas casas, que seja suspensas todas as atividades coletivas , e as pessoas que apresentarem sintomas gripais, devem comunicar imediatamente a equipe.

 

Medidas de prevenção:

 

DISTANCIAMENTO SOCIAL

 

Informar imediatamente equipe sobre sintomas de gripe: febre, tosse, dor de garganta, calafrios, falta de ar, coriza, entre outros.

 

 Uso de máscaras.

 

Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou um gel à base de álcool.

 

 Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

 

Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.

 

 Quando tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido. Fique em casa .

 

 Muito importante seguir essas orientações nesse momento, e qualquer dúvida a EMSI estará a disposição.

 

Todos casos (SUSPEITOS/CONFIRMADOS/DESCARTADOS),  serão divulgados através do Boletim do DSEI Cuiabá por Polo Base, que estará disponível diariamante após as 20:00.

Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90