Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
29/06/2020 às 22h33min - Atualizada em 29/06/2020 às 22h33min

Roberto Farias cobra apoio do Governo Federal para atender xavantes afetados com Covid; já foram 25 mortes VEJA VÍDEO

Os números assustam já foram 25 mortes e um problema se deve ao choque cultural já que indígenas tem hábitos diferentes do branco. Eles ficam juntos e os funerais nas aldeias são feitos com caixões abertos

Araguaia Notícia


O prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias, principal município do Araguaia, durante entrevista nacional a Tv Globo, cobrou uma atuação firme e rigorosa do governo federal em relação aos povos indígenas.

Em boletim oficial do dia 25/6 consta nove mortes, todavia as próprias lideranças xavantes, informaram que este número subiu para 25 indígenas que faleceram devido ao novo coronavírus, Covid-19. São as mortes que ocorreram nas aldeias de Barra do Garças e também de outras cidades do Araguaia onde tem a etnia xavante.

Vale destacar que um dos problemas se deve ao choque cultural que existe porque os índios tem tradições diferentes do 'branco' como  a cerimônia de furação de orelha que eles fazem sem usar máscaras, eventos de pajelança e os funerais são feitos com caixões abertos.

Beto, externou sua preocupação com avanço do Covid 19, ressaltando que os xavantes tem imunidade baixa e poderá ter várias vidas ceifadas. O prefeito, em sua fala tentou sensibilizar as lideranças políticas para que possam montar um hospital de campanha para atuar exclusivamente nos atendimentos aos povos indígenas.



Além, disso, o prefeito denunciou que pessoas, sem autorização, tem ido nas aldeias em meio a pandemia, podendo ajudar a propagar ainda mais o vírus na terra indígena.

Para, Beto, o exército brasileiro tem que entrar em ação, para controlar o acesso das pessoas e fazer descontaminação das aldeias, para preservar os Indígenas.

As cobranças de Roberto Farias, estão reforçadas pelo MPF, por meio do Procurador Everton Pereira Aguiar, de Barra do Garças. O prefeito deixou claro que a sua preocupação é evitar um colapso da saúde no Araguaia logo nesse momento que avançam os casos de Covid no leste de Mato Grosso. 

Acompanhe reportagem completa da Tv Globo aqui no Araguaia Notícia

VEJA VÍDEO 


 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90