25/06/2020 às 21h52min - Atualizada em 25/06/2020 às 21h52min
Boletim revela que 102 xavantes já foram infectados e nove morreram do Covid em MT
Araguaia Notícia
Tiago, indígena Xavante da aldeia Buriti de Nova Nazaré. Uso de máscaras na comunidade seguindo orientação dos profissionais da saúde da SESAI. Foto: AguaBoaNews O distrito sanitário (Dsei) responsável pela etnia xavante passou a divulgar um boletim epidemiológico bem detalhado sobre a situação dos indígenas xavantes que já foram contaminados e aqueles que já se curaram do novo coronavírus, Covid-19, principalmente na região do Araguaia. Mesmo tendo algumas aldeias em Poxoréo e Paranatinga, a maior base dos xavantes fica realmente no Araguaia.
O boletim compreende todas as aldeias xavantes do Vale do Araguaia. Até aqui, dia 25/06, 102 xavantes já foram infectados e nove já morreram com o Covid. 26 estão internados e 17 já se curaram.
A etnia tem 61 casos suspeitos. 74 descartados. A divulgação destes números forma solicitados por parte do Ministério Público Federal e também das prefeituras no sentido de manter a comunidade em alertar e claro reforçar a conscientização das medidas de higiene para evitar a propagação do vírus.
A etnia xavante tem 22 mil índios principalmente na região do Araguaia ocupando uma área de 68.440 quilômetros quadrados com aldeias nos de Água Boa, Nova Nazaré, Ribeirão Cascalheira, Canarana, Barra do Garças, Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, São Félix, Santo Antônio do Leste, Campinápolis, General Carneiro, Novo São Joaquim, Poxoréo e Paranatinga.
Eles são atendidos por seis polos com 28 UBS.
boletim de
quinta-feira dia 25/6
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI