25/06/2020 às 18h52min - Atualizada em 25/06/2020 às 18h52min
Sobe número de casos do Covid para 192 em Barra do Garças e UTI pública está 100% ocupada
Araguaia Notícia
UTI e semi-intensiva pública de Barra do Garças estão lotados A semi-intensiva também está com 100% ocupada. O prefeito Roberto Farias já solicitou mais leitos ao governo do estado através do deputado Max Russi e está lutando com a bancada federal para conseguir um hospital de campanha para atender aos indígenas de Barra e região. E devido a isso, e o município está na classificação de ALTO risco, não está descartado o município apertar as medidas restritivas para controlar a propagação do vírus
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou na quinta-feira (25/6) o boletim mais recente com a situação epidemiológica do novo coronavirus no maior município do Vale do Araguaia. Barra do Garças subiu para 192 casos confirmados do novo coronavírus, o Covid-19, dos quais 78 são de pessoas já curadas.
Em monitoramento, com sintomas leves em casa, são 79 pessoas. Já a quantidade de internados continua alta somando Barra e os demais municípios consorciados. Barra tem 25 pessoas e os demais municípios mais 40.
Totalizando 65 internados. Barra já teve 10 óbitos e mais 9 dos municípios da região sendo Nova Xavantina (4), Campinápolis (2), São Felix, Vila Rica e Ponte Branca com 1 óbito cada.
Os internados são 65 de Barra e região sendo 48 na enfermaria e 17 na UTI. Outro aspecto que preocupa é alta taxa de ocupação hospitalar da rede SUS no município. A UTI pública no Pronto Socorro (8 leitos) e a semi-intensiva (3 leitos) na UPA estão com 100% de ocupação. Ou seja, não tem vaga no momento.
A situação melhorou um pouco com relação a enfermaria da UPA dos 31 leitos, 80,6% estão ocupados. Lembrando que a orientação da Secretaria de Saúde é para que as pessoas evitem aglomeração de preferência quando for às compras ir apenas uma pessoa da família e priorizar a higiene lavando bem as mãos várias vezes ao dia e quando sair de casa usar máscaras.
Estamos vivendo o período mais crítico da doença em Barra do Garças com a propagação do vírus e a redução de vagas hospitalares. Como se diz, colapsou o sistema.
E temos que continuar firmes porque ainda estamos subindo a curva epidemiológica longe de atingir o platô (a parte de cima) e aí começar a descendente para diminuir o número de casos do município.
Acompanhe os números do boletim de
quinta-feira dia 25/6:
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI