Mesmo com coronavírus agindo, força tarefa notifica 25 acampamentos 'curtindo' Rio Araguaia
Os proprietários e pessoas que estavam na margem do rio do lado goiano foram multados em até 500 mil
Força-tarefa fiscaliza margens do Rio Araguaia para inibir aglomerações e evitar propagação de coronavírus, em Goiás
Integrantes da força-tarefa montada para fiscalizar as margens do Rio Araguaia notificou 25 acampamentos ao percorrer 240 quilômetros na região. O objetivo da ação é evitar aglomerações para inibir a propagação da Covid-19. Neste primeiro momento, as pessoas que estavam acampadas foram apenas orientadas a desmontar as estruturas e sair do local. Já a partir de 1º de julho, o decreto estabelece que quem for flagrado acampando na região deve pagar uma multa que pode chegar a R$ 500 mil, dependendo do tamanho da estrutura. Segundo o documento, quem for flagrado divulgando, participando e organizando festas e shows na região pode ser multado entre R$ 1 mil e R$ 100 mil. “Agora, não foi aplicado nenhum tipo de multa, apenas as orientações e pedindo a colaboração de todos. Está proibido qualquer tipo de evento, aglomeração ou acampamento aqui no Araguaia”, afirma Laís Santiago Cardoso, fiscal da secretaria do patrimônio da União. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o movimento está menor comparado à última semana. Ainda assim, foram encontrados vários acampamentos. Em um deles, havia mais de 20 pessoas e maioria não utilizava máscara. O equipamento passou a ser de uso obrigatório para quem sair às ruas desde o dia 20 de abril, após um anúncio do governador Ronaldo Caiado (DEM). %BANNER% “Alguns tinham uma estrutura já bem feita. Esses foram já notificados de acordo com o decreto. Os que estavam em situação precária já foram informados que devem desocupar a área”, explica o fiscal ambiental Rodrigo Brito. Para o pedreiro Enedir Pereira, é um momento de tristeza ver o Araguaia vazio, sem os acampamentos, mas lembra que as pessoas devem colaborar devido à pandemia. O engenheiro Alexandre da Cunha também foi orientado pelos fiscais. “A gente vem há muitos anos. Mas vai passar com certeza. Agosto, setembro, a gente retorna. O importante é a gente estar seguro”, diz o engenheiro Alexandre da Cunha. Além da fiscalização às margens do Rio Araguaia, a entrada das principais cidades turísticas também estão sendo monitoradas. “O Comando de Policiamento Militar está fazendo um trabalho de orientação e conscientização da população e até mesmo dos turistas para que no mês de julho não haja acampamento”, comenta o tenente da PM Hermogenes da Silva Filho. Cancelamento da Temporada
A temporada do Araguaia foi cancelada pelo governo devido à Covid-19, no dia último dia 10. De acordo com o decreto, também é proibido montar estruturas temporárias de bares, restaurantes, banheiros, caminhadas ecológicas e pontos de apoio de atendimento a turistas.
A temporada do Araguaia foi cancelada pelo governo devido à Covid-19, no dia último dia 10. De acordo com o decreto, também é proibido montar estruturas temporárias de bares, restaurantes, banheiros, caminhadas ecológicas e pontos de apoio de atendimento a turistas.
FONTE: ARAGUAIA NOTÍCIA