02/11/2013 às 11h13min - Atualizada em 02/11/2013 às 11h13min

Canil Integrado vai combater tráfico de drogas

Agencia da Noticia com Midia News
Agência da Notícia

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) inaugurou, nesta sexta-feira (1º), no município de Cáceres, duas novas ferramentas de combate à criminalidade: o Canil Integrado e o videomonitoramento urbano. A solenidade contou com a presença da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e do Secretário Estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante , além de autoridades estaduais e municipais.

O Governo investiu R$ 510 mil na construção das instalações do Canil Integrado. O Enafron ficou responsável pelos cães, veículos para transporte e materiais diversos. O canil tem capacidade para 20 animais, que serão devidamente treinados e capacitados para a busca de entorpecentes. Os cães serão utilizados nas operações conjuntas nas áreas de fronteira.

O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), tenente-coronel BM Átila Wanderley Silva, disse que os animais terão a função específica de farejamento de drogas e ataque. “Eles são treinados para atuar no combate ao tráfico de drogas na fronteira. Poderão farejar entorpecentes que estão escondidos em compartimentos e malas”, explicou.

Monitoramento por video

O sistema de videomonitoramento da cidade de Cáceres é o sétimo inaugurado no Estado. O espaço foi construído por meio de um convênio entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a prefeitura de Cáceres, num valor total de R$ 500 mil.

As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos do município e são acompanhadas 24 horas por profissionais qualificados. Para a delegada regional de Cáceres, Elizabeth Garcia dos Reis, a tecnologia vai otimizar o trabalho da Polícia Judiciária Civil. “As imagens capturadas pelas câmeras irão servir de provas materiais para o inquérito policial”.

Outros seis municípios serão contemplados ainda este ano pelo sistema de videomonitoramento, sendo eles Porto Esperidião, Barão de Melgaço, Pontes e Lacerda, Poconé, Barra do Bugres e Vila Bela da Santíssima Trindade.

A Secretária Nacional de Segurança Pública destacou que todo o convênio do Enafron foi executado em Mato Grosso. “Os investimentos oferecem melhorias aos Estados de fronteira, pois conseguimos fortalecer as regiões coibindo a entrada de armas, drogas, tráfico de pessoas, contrabando, descaminho, melhorando também a qualidade de vida dos que moram na região".

Para o secretário Estadual de Segurança Pública as inaugurações atendem a uma solicitação antiga da população. “Esses equipamentos, viaturas, tecnologias e armas são os investimentos que chegaram para melhorar o trabalho da segurança dos municípios contemplados". 


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

74.1%
24.5%
1.4%