Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/06/2020 às 17h25min - Atualizada em 16/06/2020 às 17h25min

Samu diz que não negou atendimento em Aragarças e que ligação dizia que paciente já tinha falecido

Araguaia Notícia


Vídeos e áudios estão circulando na cidade de Aragarças-GO com a polêmica sobre uma senhora que faleceu na madrugada na terça-feira (16/6) e que a família teria ligado para o Samu que não foi. No vídeo tem uma pessoa falando que a senhora já faleceu e questionando porque o Samu não veio levar o corpo. Por sua vez, o Samu explica que o transporte de pessoas já falecidas quem faz é o Instituto Médico Legal (IML).
 
Sobre essa polemica, o responsável pela base do Samu aragarcense, Fernando Bessa, disse a secretária de Saúde, Dana Vilela, que a solicitação informava que a senhora já tinha falecido e que o atendente orientou a família para ligar no IML. 

O Samu de Aragarças tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência que necessitem ou não da presença do médico. E com o apoio do prefeito José Elias aos profissionais de saúde, vem conseguindo reduzir o número de óbitos, o tempo de internação no hospital e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de técnicos de enfermagem e condutores socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica e de saúde mental da população.
 
O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone com DDD 64 para 192 ou ligando (64) 3674-3229 / 2672 / 3325 na central de Iporá onde através de um médico regulador avaliará qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com técnico de enfermagem e socorrista para o atendimento no local.

Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência ao Hospital Municipal Getúlio Vargas e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
 
Deste modo, em uma era de fake news, em que notícias inverídicas se espalham facilmente nas redes sociais, como é o caso desta, reafirmamos o nosso compromisso com a verdade e a responsabilidade para com os deveres da administração pública, não só com os funcionários do Samu, mas com toda a população aragarcense que utiliza o serviço.

Lamentamos a morte desta senhora e deixamos aqui as condolencias à família enlutada neste momento. Em contato com a polícia, a informação que o site obteve é essa também de que após a constatação do óbito quem deve ser acionado para fazer a remoção do corpo é o IML e não o Samu. 
 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »