13/06/2020 às 22h43min - Atualizada em 13/06/2020 às 22h43min
Mato-grossenses preferem adiar eleição municipal para dezembro revela enquete
Gazeta Digital
ARAGUAIA NOTÍCIA
Em meio à pandemia do coronavírus, muitas programações ao longo deste ano foram frustradas. Uma delas é a eleição municipal de 2020, que irá eleger prefeitos e vereadores. Prevista para outubro, até o momento, a data que levará o povo às urnas está cercada de incertezas.
Ainda não há uma definição sobre a realização do pleito no mês de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha com um calendário de realização do pleito até dezembro.
O questionou então aos seus leitores: “Você concorda em mudar a data da eleição municipal marcada para outubro?”. A enquete ficou aberta para votação por uma semana, desde o último sábado (6).
O resultado demonstra que grande parte dos mato-grossenses prefere que a eleição seja adiada. De acordo com a enquete, 44% dos votantes escolheram que “a eleição pode ser realizada em dezembro ou em outra data”.
Em seguida, outra parcela dos leitores vai na contramão. Segundo 31% deles, “a eleição pode ser realizada em outubro sob medidas de segurança”. Apenas 25% disseram que “os mandatos atuais devem ser prorrogados até o fim da pandemia”.
Muitos partidos já se articulam para fazer a convenção apenas por meio de delegados, sem a presença de populares. Outros já pensam em realizar o evento por meio online.
Entretanto, o presidente do TSE, ministro Luiz Roberto Barroso, disse em entrevista à CNN Brasil que é preciso que o Brasil tenha uma queda no número de casos do novo coronavírus. Outra alternativa, segundo ele, é de prolongar por meio de uma emenda constitucional os atuais mandatos. Mas, a possibilidade é para o último caso.
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) emitiu uma carta defendendo o adiamento das eleições municipais de 2020 para o pleito de 2022, unificando assim as eleições no Brasil.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI