Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/06/2020 às 22h12min - Atualizada em 08/06/2020 às 22h12min

Prefeito reverte parecer do TCE após placar de 6 a 3 no legislativo de Pontal do Araguaia

Araguaia Notícia


Terminou por volta das 21 horas e 45 minutos de segunda-feira (8/6) a sessão da Câmara Municipal de Pontal do Araguaia que julgou as contas do prefeito Gerson Rosa (DEM) referente ao ano de 2018 que tinha o parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), todavia esse parecer foi desconsiderado após o placar de 6 votos a 3. 

O prefeito pontalense, segundo o TCE, teria cometido algumas falhas graves como relação ao gasto com a folha de pagamento que em 2018 chegou a 58% sendo que o permitido é de 54% e ainda teve irregularidade no repasse do duodécimo do legislativo.

Porém, as falhas apontadas pelo TCE foram amenizadas pela defesa de Gerson que foi sustenta durante a sessão pela advogada Lieda Rezende Brito, o contador João Delfino e o advogado André Bernardes. Eles explicaram que as falhas teriam sido devido a folha da prefeitura ter sido inchada na gestão passada e devido a queda dos recursos do município.

E segundo os advogados, Gerson impetrou um recurso que está sendo avaliado também junto ao TCE sobre o parecer desfavorável. Após as explicações, foi aberta a votação em cédula de papel com uma cabine improvisada na mesa diretora. A sessão foi sem a presença de público devido a proibição de aglomeração e a comunidade acompanhou pela internet.



Mesmo a votação sendo secreta, comentam-se que votaram a favor do parecer contrário (que poderia deixar inelegível o prefeito Gerson) os vereadores Leandro Auto Escola (que é o presidente do Legislativo), Fabiana Corte e Edmilson da Oficina. 

Votaram contrário ao parecer do TCE (livrando o Gerson de uma punição mais severa) os vereadores: Maria Gloria, Mara Rubia, Claudio Freitas, José Marques (Marquinhos), Flavio Corujinha e Edilson Escorpião,

Com essa vitória no legislativo, Gerson continua apto a disputar a reeleição de prefeito juntamente com os demais pré-candidatos de Pontal. Vale dizer que oficialmente o Gerson não admite que será candidato a reeleição, mas tudo indica que isso deve ocorrer pois recentemente o grupo do vereador Claudio Freitas e do Totó de Freitas migrou para o partido do Gerson.

O município de Pontal tem pouco mais de 4 mil e 600 eleitores e hoje tem seis pré-candidatos a prefeito. Além do Gerson Rosa, estão no páreo aguardando convenções Leandro da Auto Escola (PSB), Luciano Costa (PSD), Aldecino Lopo (MDB), Domiciano Dó (PP) e Jair Júnior (PSL).  
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »