Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
04/06/2020 às 22h01min - Atualizada em 04/06/2020 às 22h01min

Marcelo Aquino vai entregar parque infantil, feira livre e UBS a comunidade de General Carneiro

Antônio Borges Netão / Notícia dos Municípios
ARAGUAIA NOTÍCIA


O moderno parque infantil ao ar livre que ira atender as crianças de General Carneiro foi construído com equipamentos de diversões que oferece mais segurança aos usuários, além de lazer e entretenimento com qualidade de vida o playground passará a ser a principal área de diversão da criançada.

O parque foi construído em um local estratégico da praça central da cidade, nas imediações do Estádio Municipal, do antigo prédio da Prefeitura de uma creche e de escolas, o local deverá ser mais um cartão postal da cidade.

NOVA FEIRA COBERTA

Já a nova feira coberta que está em fase final de construção fica localizada no antigo prédio da Secretaria Municipal de educação, também no centro da cidade, ela trará melhor acomodação aos pequenos produtores rurais do município que se deslocam até a cidade em dia de feira para comercializar seus produtos produzidos na região.

Segundo o prefeito Marcelo Aquino, atualmente os produtos ainda são comercializados em um espaço aberto ao lado da Câmara Municipal, a margem da rodovia BR-070 sem a higienização necessária. “os produtos ainda são exposto ao sol chuva frio e calor. Construir um espaço digno aos feirantes e consumidores sempre foi um sonho da nossa gestão e da população local, graças a Deus aí esta”. Disse o prefeito.

Com a nova estrutura construída em um local mais tranquilo, feirantes e consumidores passam a ter um espaço mais amplo organizado e humanizado, o local será dotado de cobertura em estrutura metálica, bancos, banheiros sanitários, pias de higienização com água para lavar seus produtos e Box individuais demarcados para cada comerciante.


Feira coberta, um novo local para os pequenos produtores.


O novo espaço dedicado aos feirantes e comunidade geral promete ser o ponto de bate papo cafezinho e negócio entre população local e pequenos produtores da região.

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de General Carneiro, denominada Cacique Mário Juruna, em homenagem ao falecido líder indígena brasileiro, que foi deputado Federal e morador da aldeia de Sangradouro naquele município, fica localizada a margem da BR-070, no bairro Matinha, e deverá ser entregue nos próximos dias através da Prefeitura para a população local.

A UBS foi construída na gestão da ex-prefeita Magali Amorim Vilela de Moraes, mas nunca funcionou como deveria ter acontecido, graças a irresponsabilidades cometidas pela empreiteira e por falta de gestão e fiscalização correta da aplicação do dinheiro público por parte da ex-gestora.

A obra inacabável que estava paralisada há vários anos se deteriorava no tempo devido a infiltrações e enxurradas que entrava e saia dentro da UBS.  A má qualidade na execução das obras fez com que a UBS ficasse inutilizada.

Para retomar a obra de interesse público e tentar aproveitar o que sobrou do prédio, foi necessário a atual gestão notificar a empreiteira responsável pela obra por três vezes consecutivas, bem como a ex-gestora  Magali Vilela para em seguida provocar o Ministério Público Estadual (MPE), que por sua fez se declarou incompetente para atuar na ação proposta pelo município e encaminhou a demanda para o MPF-Ministério Público Federal(MPF).

Na esfera federal o MPF foi ágil e propôs um TAC- Termo de Ajustamento de Conduta envolvendo todas as partes, inclusive equipe de engenheiros da Prefeitura que elaborou uma nova planilha de gastos para terminar a obra.

Após o termo ajustado em juízo, a gestão do prefeito Marcelo Aquino foi autorizada pela justiça a retomar as obras antes embargada e inacabadas. O prédio da UBS está sendo totalmente recuperado pela Prefeitura Municipal e devera ser entregue nos próximos dias para sua população.


A nova UBS sendo reconstruída com responsabilidade e transparência


Na estrutura da UBS estão sendo realizadas obras para vedação de infiltrações nas lajes e paredes, substituição de telhas quebradas, nivelamento de solo, remoção e recolocação de bloquetes, muretas de contenção de enxurradas, serviços de jardinagem e alvenaria, desentupimentos, substituição de canos, portas, e correção na parte elétrica.

Os materiais aplicados na recuperação do prédio são de alta qualidade por exigência da própria Prefeitura e do MPF, entre eles tintas e massas acrílicas e PVA.  A obra também está recebendo uma nova pintura com materiais e mão de obras de primeira linha e devera ser entregue a comunidade nos próximos dias. 

O TAC é referente ao Inquérito Civil 1.20.004.000162/2016-35, instaurado para apurar irregularidades na licitação, contratação e execução das obras de duas UBSs,  sendo esta em questão localizadas na sede do município e a outra no Distrito de Paredão Grande, denominada de UBS Acidemano Vilela, conforme o inquérito instaurado em março de 2018 pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Novo sistema de tratamento e abastecimento de agua inaugurado em Paredão Grande

Recentemente sem alardes e festas, devido à pandemia do Covid-19, a Prefeitura de General Carneiro entregou para a população do Distrito de Paredão Grande um dos mais modernos sistemas de abastecimento de agua do Vale do Araguaia, a obra era esperada pela população local há mais de 20 anos.


Sistema de Agua de Paredão Grande- ANTES


O novo sistema de tratamento de agua é assistido por um bioquímico e por um profissional na área de distribuição, que investiu pesado no melhoramento e aplicação do sistema de cloro e flúor. Todas as residências no perímetro urbano do distrito já estão com a canalização feita e entregue nas suas portas interligadas ao sistema geral, chegando às caixas e depósitos sem nenhum problema.

O sistema de encanação da agua implantado em Paredão Grande esta entre os mais modernos do país e tem durabilidade de 100 anos, na região do Araguaia nenhum município implantou um sistema tão moderno ou semelhante quanto a esse implantado naquele distrito.

As tubulações estão providas de um sistema codificado com tecnologia de ponta, dando mais estabilidade durabilidade e segurança ao patrimônio publico.

Os recursos investidos na obra são oriundos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) através de emenda parlamentar do Deputado Federal Carlos Bezerra, em torno de R$ 1 Milhão de reais.

Em Paredão Grande o sistema era ultrapassado e inviável, possuía apenas duas caixas Dagua antiga e sem manutenção, ambas com capacidade para apenas 15 e 30 mil litros.


Sistema de Agua de Paredão Grande- DEPOIS


O novo sistema conta de início com 70 mil litros, o suficiente para abastecer a comunidade por longos anos, com amplas condições técnicas de ser ampliada no futuro de acordo a demanda populacional do local. Para obter benefício a Prefeitura manteve apenas a taxa mínima por residência, cujo valor insignificante é de apenas R$ 10 reais por mês.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »