Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
04/06/2020 às 16h42min - Atualizada em 04/06/2020 às 16h42min

Junho vermelho salienta a importância da doação de sangue

Joice Gonçalves / Univar
ARAGUAIA NOTÍCIA
Já é uma realidade brasileira a diminuição dos bancos de sangue durante o mês de junho por causa do inverno, por isso existe a campanha anual do Junho vermelho. O que muitas pessoas não sabiam é que este ano devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitos estados brasileiros tiveram redução significativa nos estoques. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a porcentagem ideal de doadores de sangue para um país é de 3% a 5% do total da sua população. No Brasil, enfrentamos um problema sério já que apenas 2% da população é cadastrada para a doação.

Recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a limiar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que proibia a doação de sangue por homossexuais. A decisão foi considerada histórica pelos representantes da comunidade LGBTQI+, mas vale ressaltar que as regras continuam as mesmas para a doação de sangue.

*Ter de 16 a 69 anos de idade

*Ter mais de 50 kg

* Estar bem alimentado e hidratado

*Apresentar documento com foto original nos postos de coleta e hemocentros.


Anualmente órgãos públicos e privados promovem a doação de sangue, neste ano devido a covid-19 muitas pessoas estão deixando de doar devido ao medo de transmissão do vírus. Como alternativa, cidades como a capital Cuiabá estão promovendo campanhas junto a empresa de transporte por aplicativo UBER para levar os interessados ao hemocentro mais próximo. Essa é uma estratégia para conseguir manter os bancos de sangue funcionando durante todo ano, ainda mais nesse período.

O governo de Mato Grosso garante meia entrada a cinemas e teatros, além de isenção total a taxa de seleção para concursos públicos para àqueles doadores fidelizados no programa de doação de sangue.

Doe sangue, doe vida.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90