Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/05/2020 às 10h50min - Atualizada em 27/05/2020 às 10h50min

AMM pede para adiar as eleições municipais deste ano

Gazeta Digital
ARAGUAIA NOTÍCIA


A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) emitiu uma carta defendendo o adiamento das eleições municipais de 2020 para o pleito de 2022, unificando assim as eleições no Brasil.

O documento encaminhado ao Congresso Nacional e que também foi assinado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), tem como principal argumento as dificuldades do combate à pandemia do novo coronavírus, tendo o Brasil como epicentro da covid-19 na América Latina.

O direito à vida é inegociável, sendo assim, entendemos ser necessária a suspensão das eleições este ano, para que não haja o risco de ampliar o contágio, que certamente vai se potencializar com as aglomerações provocadas pela eleição, disse Neurilan Fraga (PL), presidente da AMM.



Para Fraga, caso a eleição seja mantida, haverá uma baixa participação da população por conta do medo da contaminação da covid-19, e que por isso o pleito seria esvaziado, o que poderia enfraquecer a democracia brasileira.

A carta ainda lembra que a pandemia evitaria o debate nas convenções partidárias, já que o acesso a internet ainda é frágil no país, além dos eleitores maiores de 60 anos, que são da faixa de risco e estariam excluído do processo das convenções.

O documento também ressalta que as campanhas eleitorais nos municípios com até 100 mil habitantes não se realizam por meio do horário eleitoral gratuito com o uso de empresas de marketing que promovem a figura dos candidatos.

No Senado já tramita uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria do senador Wellington Fagundes (PL) para adiar as eleições de 2020 e unificá-la com a de 2022.

A proposta aponta que, diante da pandemia do novo coronavírus, as eleições estariam comprometidas.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90