Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/05/2020 às 20h21min - Atualizada em 22/05/2020 às 20h21min

Kit para tratar Covid com cloroquina criado pela prefeitura de Barra do Garças ganha repercussão nacional

G1 MT
ARAGUAIA NOTÍCIA
Kits devem ser distribuídos de graça, mas com prescrição médica — Foto: Prefeitura de Barra do Garças-MT/Assessoria


A Prefeitura de Barra do Garças apresentou na terça-feira (19/5) um protocolo de medicamentos para o tratamento da Covid-19 para pacientes internados ou aqueles que fazem o tratamento em casa.

Os kits de medicamentos serão distribuídos conforme prescrição médica. São dois kits que combinam azitromicina, ivermectina e paracetamol ou azitromicina, ivermectina, dipirona e cloroquina a serem ministrados de acordo com as condições clínicas de cada paciente.

O kit prescrito foi apresentado pelo prefeito Roberto Farias, secretária de Saúde, Clênia Monteiro, e pelo vice-prefeito Weliton Marcos. Segundo a prefeitura, a secretária de Saúde, Clênia Monteiro, garantiu que os medicamentos não serão distribuídos de forma aleatória.

O município já registrou três mortes pela doença e é o quatro em número de casos confirmados. Até essa quinta-feira (21) foram 61, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Cabe aos médicos

O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse que discorda da medida.

"Isso é algo nocivo para a população e não é uma solução segura. Hoje me perguntaram se meu filho estivesse infectado e que se houvesse meio por cento de chance de a cloroquina pudesse salvá-lo se eu iria autorizar a utilização da cloroquina, eu respondi que não precisa nem de meio por cento, mas se essa for a solução melhor escolhido pelo médico eu e a minha família iriamos autorizar o uso da cloroquina", disse.

Segundo ele, a decisão de usar ou não é dos médicos e que o medicamento está disponível na rede pública.

"É apenas mais um medicamento à disposição dos profissionais que foram formados para isso. Estudaram mais de 10 anos para fazer isso. Não é o governador, não é o secretário, não é o ministro, não é presidente da República quem prescreve medicamento para o tratamento de Covid e para nenhuma outra enfermidade", afirmou o secretário.

Prefeito Roberto Farias e a secretária de Saúde, Clênia Monteiro — Foto: Prefeitura de Barra do Garças-MT/Assessoria

Prefeito Roberto Farias e a secretária de Saúde, Clênia Monteiro — Foto: Prefeitura de Barra do Garças-MT/Assessoria

Prefeito Roberto Farias e a secretária de Saúde, Clênia Monteiro — Foto: Prefeitura de Barra do Garças-MT/Assessoria
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90