Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
24/10/2013 às 18h07min - Atualizada em 24/10/2013 às 18h07min

Norte Araguaia pede regularização de cursos na Unemat e mais investimentos

Olhar Direto
Olhar Direto

Uma reunião em Luciara, a 1.161 km de Cuiabá, discutiu a necessidade de mais investimentos para fortalecer o campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) no Norte Araguaia com mais cursos e reforma e ampliação de refeitório e alojamento. O evento contou com a presença do deputado estadual Baiano Filho (PMDB).

A Unemat oferece os cursos de Química, Pedagogia, Biologia e Espanhol no campus de Luciara; Letras com habilitação em Espanhol, Letras com habilitação em Inglês e Ciências Sociais em Confresa, e os cursos de Educação Física e Ciências da Computação em Vila Rica.

Porém com dificuldades de repasse financeiro, os cursos da região não são regulares, ou seja, não são formadas novas turmas, o que deixa muita gente sem estudar na região e sem perspectiva profissional. As turmas são formadas de quatro em quatro anos.

Segundo o professor Luiz Antônio Barbosa Soares, coordenador do campus da Unemat no Médio Araguaia, apesar dos esforços do Governo do Estado, os recursos não acompanham as demandas da instituição. Houve também um pedido para criação de cursos voltados para vocação da região e de mestrado.

O deputado Baiano Filho argumentou que a Assembléia Legislativa (AL-MT) aprovou em julho a PEC 66/2013, garantindo que a UNEMAT receba o incremento de 0,1% anualmente até 2018, quando será fixado o repasse de 2,5% da receita corrente liquida do Estado à instituição.

O peemedebista também destacou a implantação do curso de Engenharia Civil no campus de Nova Xavantina, e reforçou a necessidade de arregimentar força política para implantar o curso de Direito em Vila Rica e um estudo de viabilidade para a instalação de uma extensão da universidade em Bom Jesus do Araguaia.

Após a reunião, um documento foi entregue ao peemedebista com as principais reivindicações. Estiveram na audiência o prefeito de Luciara, Fausto Azambuja; o presidente da Câmara de Luciara Celso Feitosa, o presidente da Câmara de Vila Rica Luciano de Souza Silveira, o vice-prefeito de Bom Jesus do Araguaia Silvio Dantas, a vice-prefeita de Luciara, Elisete Nunes de Souza. Apesar da importância das discussões, o reitor da Unemat, Adriano Silva, não compareceu ao debate. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90