16/05/2020 às 15h42min - Atualizada em 16/05/2020 às 15h42min

Nova Xavantina diz que morador se infectou com Covid durante tratamento no MedBarra

Essa possibilidade foi levantada pela Secretaria de Saúde daquele município que divulgou nota logo abaixo.

Araguaia Notícia
ARAGUAIA NOTÍCIA


A Secretaria de Saúde de Nova Xavantina divulgou nota sábado (16/5) de que um morador daquela cidade se contaminou com coronavírus ao fazer tratamento no Hospital MedBarra de Barra do Garças, no leste de Mato Grosso. A posição da secretaria fez lembrar a forma indelicada com que o prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz, o Cebola, se referiu a Barra do Garças por causa dos casos de coronavírus.

Cebola criou uma barreira sanitária e anunciou que iria notificar os moradores que fossem a Barra e este ainda seriam colocados em quarentena. Não foi só Nova Xavantina, mas Bom Jardim-GO fez o mesmo. As duas cidades fizeram uma campanha usando áudios e vídeos devido a expansão da Covid em Barra do Garças 

Após repercussão negativa do fato, Bom Jardim se desculpou com a Secretária de Saúde concedendo entrevista no site Araguaia Notícia e explicando que a intenção não era se indispor com Barra. Já Cebola falou na Rádio Atitude FM que não ofendeu Barra e sim que agiu defendendo a sua população.

Cebola divulgou uma nota em nível estadual onde ponderou que foi incompreendido e que não teve intenção de atacar Barra do Garças. Todavia, essa situação da Covid-19, segundo os médicos, vai acontecer naturalmente em todo país porém em alguns municípios com mais ou menos intensidade (dependendo do número de habitantes), mas nem por isso se deve criar divisões, perseguições ou até mesmo picuínhas por causa disso.

Acompanhe mais detalhes do morador de Nova Xavantina que se infectou de Covid no MedBarra

Um homem de Nova Xavantina (funcionário do Fórum) está internado em uma UTI de um hospital da cidade de Barra do Garças. O homem deu positivo para o Covid-19.

Segundo informações do hospital municipal de Nova Xavantina, o paciente procurou o HM no meio do mês de abril devido a uma forte dor de estômago, onde foi realizado endoscopia e constatou uma gastrite.

O médico que atendeu o homem na época, disse que o paciente não demonstrou nenhum sintomas do vírus Covid-19; no entanto, em vez de fazer o tratamento em Nova Xavantina, o paciente preferiu fazer em Barra do Garças.

Segundo informações levantadas pelo portal de notícias NX1, após consulta na Barra do Garças, o paciente teve que ser hospitalizado, onde está desde então. Ocorre que, além dos problemas estomacais, o homem começou a ter sintomas diferenciado após algumas semanas de internação, ao qual, após realizado alguns exames, deu resultado positivo para o Covid-19.

Ainda de acordo com informações extraoficiais, os familiares que tiveram contato com o homem, seguem em isolamento domiciliar, sendo monitorados e até o presente momento não manifestaram sintomas.

Esta é a primeira vez que um morador de Nova Xavantina contrai o Covid-19 desde os primeiros casos ocorridos no Brasil.

NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE

“A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Xavantina-MT, vem ao público informar sobre o primeiro caso testado positivo através do exame RT-PCR para o Novo Coronavírus (SARS-CoV-2). O morador do município estava fazendo um tratamento no hospital MedBarra em Barra do Garças onde ficou hospitalizado e possivelmente contraiu a doença lá. O paciente está a mais de 3 semanas no município de Barra realizando tratamento, conforme informações fornecidas via telefone pelo hospital o paciente está internado em leito de UTI. Os familiares que tiveram contato seguem em isolamento domiciliar sendo monitorados e até o presente momento não manifestaram sintomas.”

Com informações do site NX1 de Nova Xavantina
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.6%
5.5%
17.6%
75.2%